Orquestra Filarmônica Pauferrense (OFP) "Antônio de Holanda Cavalcante" encerra o ano de 2019 com grande Concerto Natalino

0 comentários

Com ações pontuais, muita técnica e articulação, com intenso trabalho e força da coletividade a Orquestra Filarmônica Pauferrense (OFP) “Antônio de Holanda Cavalcanti”  tem implementado um cenário diferente na musica, arte e cultura em Pau dos Ferros e região. Sendo o único grupo sinfônico do interior do RN, a OFP encerrou o ano de 2019 com um concerto natalino realizado na Igreja Matriz Nossa senhora da Conceição de Pau dos Ferros, na noite da sexta-feira, 20 de dezembro.

OFP e sua agenda de concertos

Pode-se até afirmar que a OFP começou a estabelecer uma cultura de apreciação desse estilo de arte (cultura dos concertos musicais) pela população Alto-Oestana. Durante 2019, a Orquestra realizou cinco concertos oficiais, cada um deles apreciado por um público que foi se apaixonando pelas apresentações e, com isso, levando cada vez mais pessoas aos espetáculos. Os cinco concertos foram pensados cuidadosamente no início de 2019 e o Concerto Natalino começa a se estabelecer como tradição do final de ano, visto que já foi a sua segunda edição.

Cinco concertos, grandes espetáculos

Em 2019, a OFP realizou: 1) o Concerto Novo Mundo que foi basicamente apresentando esse novo mundo musical que surge no AltoOeste; 2) o Concerto Ode ao Nordeste espécie de concerto para o período junino com foco na música de Luiz Gonzaga; 3) Clássicos de Cinema que explorou clássicos de filmes e foi realizado no auditório do Campus UFERSA; 4) Especial Solistas com grandes músicos da OFP e convidados nacionais e internacionais; e, finalmente, o 5) Concerto Natalino na Igreja Matriz em Pau dos Ferros, já na sua segunda edição.

Ações sociais, nacionais e internacionais

O projeto da Sociedade Filarmônica Pauferrense “Antonio de Holanda Cavalcanti” (SFP), responsável pela OFP, promoveu ainda no ano de 2019 cursos, palestras, viagens – nacionais e internacionais (firmada parceria com a Federação Internacional de Orquestras Jovens – Eurochestries), realização de Master Classes formativos em Pau dos Ferros, com artistas regionais, nacionais, e internacionais, além de inúmeras outras atividades que colocam o projeto em nível de importância internacional e consolidam efetiva e definitivamente as suas ações.

Parcerias musicais

Além de parceiros institucionais, a SFP E OFP também acentuaram as parcerias musicais durante o ano. A OFP incluiu em suas apresentações, os artistas locais, valorizando-os e trazendo a marca regional para dentro dela, a exemplo de artistas da própria OFP, Mariana Dias, Jamile Albuquerque, Raquel Lima, assim como Artistas convidados Itacírio Barbalho, Tásia Araujo, Eliene Pedrosa, Francisco Fernandes e Coral Voarte. Esses artistas brilharam nos concertos.

Apoio empresarial e comunitário: pensando e projetando o futuro da OFP

A continuidade, a ampliação e o fortalecimento das ações da SFP precisam de apoio comunitário, empresarial, político e artístico. Um projeto musical dessa natureza requer muito investimento e a SFP já começou a receber esse apoio de algumas empresas parceiras. Hoje, já dão suporte ao projeto as empresas Brisanet e a Padaria Modelo. Soma-se a esses o apoio importante de toda a imprensa local e regional.

A OFP – grandiosa e único grupo sinfônico no interior do RN

Toda essa trajetória do ano visou a fazer com que a população de Pau dos Ferros e região se orgulhasse de ter a única Orquestra Filarmônica de todo o interior do Estado do Rio Grande do Norte e, mais que isso, passasse a valorizar essa manifestação cultural, cujos objetivos principais são dois: primeiro, incluir e formar crianças e jovens como musicistas de instrumentos filarmônicos de sopros e cordas e, segundo, que o povo possa ter acesso à música de qualidade a partir da existência desse grande projeto cultural que é promovido pela Sociedade Filarmônica Pauferrense.


Compartilhe:

Postar um comentário