Pau dos Ferros/RN - VI Ursap e Itep realizaram Seminário “Cuidado com a vida”

0 comentários

Foi realizado na manhã da última quinta-feira (17), no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública, com sede em Pau dos Ferros, o I Seminário do “Cuidado com a Vida”. O objetivo do evento, organizado pelo Itep/RN e VI Ursap, foi debater sobre o suicídio que, teve campanha amplamente abordada durante o mês de setembro.

Segundo as estatísticas, acontecem cerca de 800 mil suicídios por ano no mundo. Já no Brasil, 106.374 mortes por suicídio foram registradas de 2007 a 2016 no país. Somente em 2016, de acordo com o Ministério da Saúde, 11.433 tiraram a própria vida – em média, um caso a cada 46 minutos.

O Seminário foi aberto pelo Coordenador do Núcleo de Recursos Humanos da VI Ursap, José Filho, e teve como ministrantes de palestras Wberlhane Pereira, Subcoordenadora do ITEP de Mossoró e Pau dos Ferros, Geilne Alves, médica legista psiquiatra do ITEP, Cíntia de Freitas, Psicóloga Clínica (Pau dos Ferros), e dos peritos criminais do ITEP, Marcos Daian, Ataíde Macêdo e Roberta Lícia e, ainda, Jakeline Sampaio, técnica da VI Ursap responsável pela Saúde do Trabalhador na região do Alto Oeste potiguar. Também prestigiaram o seminário, a administradora da VI Ursap, Maíza Pontes e a Coordenadora do Núcleo Técnico, Migna Jucy e servidores da unidade.   

O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, fique atento(a) se a pessoa demonstra comportamento suicida e procure ajudá-la.


Compartilhe:

Postar um comentário