Cresce número de brasileiros que recorrem ao ‘Dr. Google’ e médico faz alerta para riscos à saúde

0 comentários
Ele não é clínico geral, sequer é formado em Medicina, mas vem ganhando a preferência da população brasileira quando o assunto é consulta sobre saúde. O “Dr. Google” é o primeiro a ser procurado por 26% dos brasileiros quando se deparam com algum problema na área. O levantamento foi realizado pelo próprio Google e aponta que o Brasil é o País em que as buscas referentes ao tema, mais cresceram no mundo no último ano. Porém, o médico do Sistema de Saúde Hapvida, João Rodolfo Cavalcanti Andrade de Araújo, faz um alerta sobre essa prática: com a mesma rapidez com que o “Doutor Google” responde às dúvidas, pode colocar a saúde das pessoas e de seus familiares em risco.

“É muito comum os médicos prescreverem medicamentos, por exemplo, para pacientes com diabetes. Prescrevem a medicação, discute a questão da alimentação, atividade física e faz todo o acompanhamento cuidadoso com base na vida daquele paciente. Aí vem uma vizinha e diz que tomou um determinado medicamento que viu na internet e ficou curada da diabetes, influenciando aquele que estava sendo acompanhado. Isso é grave, pois pode agilizar ainda mais o processo de avanço da doença, além de poder gerar um processo alérgico, por exemplo, levando-o à morte”, alerta o médico.

Para João Rodolfo, a internet é como uma ferramenta valiosa, desde que seja utilizada com critério. De acordo com ele, a falta de experiência das pessoas com temas relacionados à saúde pode levá-la a achar que tem uma doença grave, quando o problema não passa de uma virose. Ou também pode acontecer o contrário. “A pessoa pesquisa os sintomas e conclui que não é nada sério, que um chá resolve, ignorando algo que pode ser mais sério do que realmente parece”, completa.

Automedicação – Ele lembra ainda que a automedicação é um dos maiores perigos para quem recorre ao “Dr. Google” quando está doente. “Muitas pessoas se deixam levar pelas soluções divulgadas na internet para economizar ou porque acham o procedimento fácil. Mas não sabem tratar as complicações. Por isso, mais uma vez eu alerto para que procurem um profissional médico e evite a automedicação que pode levar a morte”, destacou.

O médico ressalta ainda que muitas pessoas não têm capacidade para interpretar as informações que estão na internet, por isso, o especialista aconselha a procurar sempre ajuda profissional. “Percebemos muitos pacientes chegando com uma carga de informações que não tinham antes. O médico é o profissional habilitado que sabe filtrar, através do estudo, livros, artigos científicos e por isso detém o saber sobre os melhores caminhos a seguir no diagnóstico e tratamento das doenças para cada paciente. É muito arriscado fazer as interpretações e tomar conclusões leigas”, afirmou.

Pesquisa – O levantamento feito pelo Google foi realizado com o objetivo de saber como os brasileiros pesquisam e consomem conteúdo de saúde na plataforma de busca e no YouTube, site pertencente ao mesmo grupo. O estudo mostrou que o índice de brasileiros que buscam o Google como primeira fonte de informação em casos de problemas de saúde já chega a 26%, próximo aos que buscam imediatamente um médico, com 35%.

A pesquisa revelou ainda que o Brasil é o País em que as buscas referentes à saúde mais cresceram no mundo no último ano. A alta também foi maior do que a média de buscas em outras categorias dentro do Brasil. Enquanto as pesquisas de saúde cresceram 17,3%, às de cuidados com cabelos aumentaram apenas 3%. As de maquiagem caíram 4%.



Compartilhe:

Postar um comentário

Organizadores esperam mais de 120 mil foliões no Carnaval de Apodi 2019

0 comentários

O Carnaval de Apodi 2019 promete ser o maior da história do município. A ausência de outros eventos de mesmo porte na região e as grandes atrações anunciadas pelo município fazem da festa o principal ponto para turistas do Rio Grande do Norte e de outros estados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, responsável pela organização, é esperado mais de 30 mil foliões por noite durante o carnaval deste ano. Ao todo, serão cinco dias de muita festa e animação no maior carnaval de rua do RN.

O Carnaval de Apodi 2019 tem início no dia 1º de março com festa em praça pública. Nos demais dias, a festa acontecerá em dois momentos: no tradicional arrastão do mela-mela no final da tarde e a festa na Arena da Folia, a partir das 23h.




Compartilhe:

Postar um comentário

"Credo que delícia": Thábata lança novo single com produção de Rick Bonadio

0 comentários

Thabata Mendes, ficou conhecida nacionalmente em 2015 por sua passagem pela banda X-Calypso e conseguiu emplacar o hit “Saudade” como uma das músicas mais tocadas nas rádios do Brasil.

Após ter lançado outras músicas, no final de 2018 passou a residir em São Paulo e iniciou a construção de um projeto inédito assinado pelo renomado produtor musical Rick Bonadio.

Na última quarta-feira, 20, o single “Credo que Delícia” foi lançado no Youtube e tem agradado bastante os fãs com seu ritmo caliente, inovador, tropical e composição do tipo “chiclete”. A música é uma mistura de vários gêneros como merengue, tecno-brega, forró, sertanejo e cumbia, feita para se tornar popular e símbolo de alegria. 

Thábata iniciará a divulgação pelo Nordeste, incluindo Salvador durante o carnaval. Para os fãs, outras canções já estão sendo produzidas e serão divulgadas em breve.

Confira a música no Youtube:  



Compartilhe:

Postar um comentário

Pau dos Ferros/RN - Confira as ofertas de Prévia de Carnaval do Nosso Atacarejo

0 comentários



Compartilhe:

Postar um comentário

LBV entrega kits pedagógicos para crianças no RN

0 comentários
A Legião da Boa Vontade (LBV) promove importante campanha de mobilização social em apoio à educação brasileira: Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro! A iniciativa visa angariar doações e entrega 19 mil kits de material pedagógico para crianças e adolescentes atendidos pela Instituição e por organizações parceiras nas cinco regiões brasileiras.

Os kits são compostos por itens como mochila, cadernos, lápis, régua, canetas, estojo, dicionário entre outros. A campanha auxilia os pais que não dispõem de recursos financeiros para a compra do material escolar e motiva as crianças e adolescentes a frequentar a escola e a continuar os estudos. 

No Rio Grande do Norte, a iniciativa já iniciou a entrega dos kits pedagógicos e assiste mais de 600 (seiscentos) meninos e meninas matriculados do primeiro ao quinto ano nos municípios de Felipe Guerra, Pedro Avelino, Macaíba e Natal.  

Na capital potiguar, a solenidade de entrega ocorre neste sábado (23), às 9h, na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, localizada à Rua Presidente Mascarenhas, 768 - Bairro Alecrim, serão mais de 300 (trezentas) crianças e adolescentes a serem beneficiadas com a ação em prol da Educação em nossa cidade.  

Colabore para manter todo o trabalho empreendido pela LBV no Estado do Rio Grande do Norte, as doações podem ser feitas no site www.lbv.org ou pelo tel. 0800 055 50 99.



Compartilhe:

Postar um comentário