10 anos de colunismo no O Mossoroense

0 comentários


Foi com muita alegria e satisfação que no dia 1º de Abril de 2007, aceitei o convite de assinar uma coluna no jornal O Mossoroense. Agora, 10 anos depois, estou aqui para agradecer a todos os que formam a equipe desse conceituado veículo de comunicação, pelo voto de confiança. Durante todo esse tempo muita coisa boa aconteceu. Com determinação e humildade, consegui aos poucos conquistar o carinho dos leitores e fazer muitas amizades.

OBRIGADO

Aproveito este espaço para agradecer de coração aos meus queridos leitores, amigos, familiares, parceiros e colaboradores.
Compartilhe:

Postar um comentário

Felipão divulga participações especiais em seu DVD

0 comentários

Como diria a música que está no primeiro CD do cantor, "O Felipão está de volta e que fique bem ciente", pois é, Felipão voltou e desde o seu retorno já vem gerando milhares de comentários nas redes sociais. Seu primeiro CD alcançou mais de 700 mil downloads no site Sua Música e no dia primeiro de abril ele grava um DVD, logo em seu show de reestreia, em Fortaleza-CE.
Ele já havia divulgado outras atrações que também farão shows no mesmo dia, sendo eles o cantor Matheus Fernandes e a dupla Luis Marcelo & Gabriel, mas agora ele começa a divulgar participações especiais da gravação.
Primeiramente ele anunciou a presença da bailarina Lore Improta, que virou febre no YouTube com seus vídeos de coreografias de sucessos do momento. Agora ele anuncia um nome de peso no meio forrozeiro, o Poeta Dorgival Dantas, mas nada além disso foi confirmado pelo cantor.
Agora os fãs já se perguntam em quais músicas as participações acontecerão. Muitos, inclusive, já especulam que Lore Improta participará da música "Strip Tease", já que Felipão revelou que sucessos antigos também estarão presentes no DVD.



Compartilhe:

Postar um comentário

Miss Mossoró 2017 no Manhã TCM

0 comentários
Beatriz Brito, Ramon Reis, Lilian Martins e Raquel Silva

Na manhã desta quinta-feira, 30, os telespectadores da TV Cabo Mossoró (TCM) tiveram oportunidade de conhecer Miss Mossoró 2017.

No programa, Lilian Martins recebeu Georgiano Azevedo que apresentou Beatriz Brito, que vai representar a terra de Santa Luzia no concurso Miss RN deste ano.

No programa, a nova Miss Mossoró falou sobre expectativa de representar a cidade no concurso estadual, os sonhos, responsabilidade em carregar a coroa e ainda planos e preparação para os desafios que vem por aí.

Além de Beatriz Brito, também participou do Manhã TCM, o Mister Mossoró 2017, Ramon Reis e Raquel Silva, Miss Mossoró 2014.


Compartilhe:

Postar um comentário

Alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN disputam competição de robótica na França

0 comentários
Alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN disputam competição de robótica na França
Professor Orientador, Bonfim Aquino; e os jovens pesquisadores, Hawllysson Gardel e Geraldo Filho, no Laborarório de Pesquisa e Desenvolvimento do Campus (P&D). Foto: Marcilio França
Os alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRNHawllysson Gardel (concluinte), Bruna Soares (concluinte) e Geraldo Filho (3º ano), do curso técnico integrado em Informática, sob orientação do Professor Bonfim Aquino e coorientação do Professor Michel Santana, terão o seu projeto robótico apresentado no “Challenge Robotique 2017”, na França.

A conquista de credenciamento ao evento, que será realizado no Lycée Touchard Washington, na cidade francesa de Le Mans, foi fruto da premiação de 1º lugar na 2ª Olimpíada de Robótica do IFRN”, promovida durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), realizada em novembro passado, no Campus Parnamirim. A competição reuniu 90 alunos de diversos campi do Instituto, de maneira que robôs simulassem o resgate de uma vítima, levando-a até uma área segura.

O protótipo, construído com base na plataforma arduíno, é capaz de realizar atividades diversas. O professor Orientador, Bonfim Aquino, comenta sobre o robô: “Através do arduíno, todas as decisões do robô são tomadas. Ele tem sensores que captam a interação com o meio externo. Esses sensores enviam sinais para o arduíno, que por sua vez processa esses sinais e toma as decisões, como ir para à direita, para à esquerda, soltar a bola, abrir a garra, entre outras tarefas”, detalha Bonfim. “Vale lembrar que este robô pode agregar várias configurações, por exemplo: se a gente colocasse uma garra ao invés da caçamba, ele poderia ser utilizado, por exemplo, para desarmar uma bomba, para inspecionar”, complementa o aluno Geraldo. 

Empolgado, o estudante e jovem pesquisador, Hawllysson Gardel, reconhece a importância da robótica educacional e relata aprendizados e valores que o grupo vem adquirindo desde que iniciou o projeto: “Tivemos que nos dedicar, chegando passar dias e noites na escola. Mesmo não obtendo bons resultados nas primeiras competições, nunca desistimos. Desde que nos envolvemos com projetos de robôs, já participamos de 5 competições, sendo 3 Olimpíadas Brasileiras de Robóticas (OBRs) e duas Olimpíadas de Robótica do IFRN. Ao longo do tempo, fomos progredindo até a premiação máxima, como o topo do pódio da Olimpíada de Robótica do IFRN, durante a Secitex.
PROJETO MULTIDISCIPLINAR E EDUCATIVO
Bonfim Aquino comenta que o desenvolvimento do robô fez com fez com que os alunos se envolvessem com diversas disciplinas: “Eles tiveram que estudar muita programação, além de Eletricidade, Eletrônica, Matemática, Física, sem contar com o desenvolvimento de habilidades para tarefas manuais, a criatividade,  perseverança, a lógica, entre outras.

O professor e os jovens pesquisadores citam utilidades que o projeto do robô é capaz de tornar realidade: “É um protótipo capaz de agregar várias configurações, como ensinar álgebra a um estudante, desarmar uma bomba a partir de uma garra, resgatar uma vítima, como fizemos na Secitex, entre outras aplicações.

ENTENDENDO MELHOR O ROBÔ
O robô é uma combinação de placas, circuitos e comandos de programação, funcionando com 6 baterias de 1,2volts, cada. “Esse projeto envolve vários protocolos de comunicação, como por exemplo, a utilização um módulo denominado “XBee”, RFID, tecnologias amplamente utilizadas em sistemas embarcados. O protótipo possui ainda entrada para 2 servos e os motores dele são de alta precisão, os chamados ‘motor de passo’, que são utilizados em impressoras 3D, em maquinários que fabricam circuitos”, comenta Bonfim.

“A parte física e elétrica desse robô é maleável, precisa e bastante segura. Ou seja, pode-se modifica-lo para o desenvolvimento de novas tarefas e ainda utilizá-lo em pesquisas, como ensinar funções a estudantes da educação básica através da robótica”, comenta o jovem pesquisador Hawllysson.

“O grupo está otimista! Nesse intervalo trabalhamos ainda mais no projeto. Estamos levando um robô aprimorado, que fará novas tarefas em relação ao que foi apresentado durante a Secitex”, destaca Bonfim.

O IFRN, ciente da importância do fomento à pesquisa, está apoiando os acadêmicos com as diárias e passagens. Os estudantes irão acompanhados do Professor Orientador Bonfim Aquino e da Diretora Geral do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Professora Antônia Silva, que representará o Reitor do IFRN, Professor Wyllys Farkatt. A Diretora Acadêmica do Campus, Amélia Reis, aproveitando a sua visita a Portugal para programa de doutoramento, acompanhará por conta própria a delegação. Além da equipe do Campus Pau do Ferros, o IFRN contará com um grupo do Campus Santa Cruz apresentando outro projeto. 


Compartilhe:

Postar um comentário

Fique Por Dentro!!!

0 comentários
APERFEIÇOAMENTO - Na semana passada, Alcinete Morais e Jaime Carvalho, Secretária Geral e Controlador da Câmara de Pau dos Ferros, participaram em Natal do Curso Gestão Pública, Controle Interno e Externo dos Atos Administrativos, ministrado pela Latu Sensu Escola Jurídica. Também na capital, eles visitaram o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e a Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (FECAM), onde trataram de assuntos administrativos.


INVESTIMENTOS - Natal se prepara para a construção de mais um shopping center, com cerca de 35 mil metros quadrados, nove pavimentos (seis deles para estacionamento), com projeto avaliado em R$ 55 milhões. O projeto foi apresentado ao prefeito Carlos Eduardo pelo grupo responsável pelo investimento.

DEFICIENTES - A Universidade Federal do Rio Grande do Norte publicou primeiro edital com reserva de vagas para pessoas com deficiência ingressarem nos cursos de graduação. São oferecidas 1610 vagas distribuídas em diversos cursos de licenciatura, além de bacharelado em Administração Pública.

FOTOS

Géssica Pinheiro amanheceu de idade nova no domingo, 26 de março, e recebe aqui os nossos parabéns.


Em tempo parabenizamos Jaílson, funcionário competente da Chega Mais Beach, em Canoa Quebrada, pela passagem do seu aniversário.


Alexander Campello (Palhaço Fuxiquinho) com as filhas com Êmylle Campello e Stephany Campello no palco do Domingo Show, na Record.


Compartilhe:

Postar um comentário

Léo Souza grava o Rota InterTV (Especial de 2 anos) em Viçosa/RN

0 comentários
Clique no Play e assista a chamada do programa

O programa Rota Inter TV, exibido aos sábados na telinha da Inter TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte, completou dois anos de sucesso. 

Para gravar o programa especial de aniversário, o apresentador Léo Souza escolheu a cidade de Viçosa, no Alto Oeste Potiguar.

As gravações aconteceram nos dias 24 e 25 de março e foram finalizadas na praça pública com direito a bolo celebrativo, participação da Orquestra Filarmônica Padre Dário Torbolli e Pocket Show da dupla Aline e Dayvid. 

O programa comemorativo vai ao ar no próximo sábado, 1º de abril, a partir das 14 horas. 


Orquestra Filarmônica Padre Dário Torbolli

Clístenes Carlos e Léo Souza 

Integrantes do grupo Circuito das Serras Potiguares acompanhando as gravações
A dupla Aline e Dayid agitaram as gravações com um Pocket Show
Confira os cliques feitos por Josimar Lopes












Compartilhe:

Postar um comentário

Está no ar novo portal da Prefeitura de Encanto

0 comentários
Já é possível acessar, através do link www.encanto.rn.gov.br, o site oficial da gestão “Cuidando da Nossa Gente”, em um intuito de dar visibilidade aos atos administrativos do município. Com visual moderno, a página reúne informações referentes a processos licitatórios, contratos, receitas, despesas, convênios, leis, portarias, além de todo o conteúdo noticioso produzido pela prefeitura.

O layout do portal facilita o acesso aos dados e tem caráter responsivo, o que significa dizer que funciona adequadamente em qualquer dispositivo móvel, como tablet e smartphone. Ele também atende às legislações atuais de transparência e acesso à informação.

“O Governo de Encanto conta, a partir de agora, com o seu principal canal de comunicação. Ainda estamos em fase de cadastramento e implementação de alguns serviços, mas logo, em um só lugar dentro do ambiente virtual, o internauta terá à sua disposição uma gama de seções para consulta”, a secretária Samara Sibelli.

O contracheque on-line é uma das novidades. Em breve, todos os servidores municipais poderão requerer o documento diretamente no novo site, em local específico para essa finalidade. Outra proposta é a disponibilização, de forma individual, de certidão negativa de débitos, nota fiscal avulsa, alvará e carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

“Demos o primeiro passo. A intenção é aperfeiçoar a versão inicial do portal conforme sugestões e necessidades da população, em casos possíveis. De imediato, mostraremos como tem acontecido a gestão do prefeito Atevaldo Nazário”, concluiu Samara.


Compartilhe:

Postar um comentário