5 truques para dormir mais rápido

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Segundo a Fundação Nacional do Sono, leva entre dez a 20 minutos para alguém começar a “se desligar” na hora de dormir, período chamado de “latência do sono”. Mais do que isso pode ser um sinal de que você está fazendo alguma coisa errada. Confira dicas eficientes para diminuir esse tempo acordado ao deitar-se de noite:

1 - Largue o celular Telas de notebooks, celulares e tablets podem atrapalhar consideravelmente seu sono. Isso acontece porque elas exibem uma luz azul, que serve como estimulante para o cérebro. Quando seus olhos estão expostos a essa luz, o cérebro passa a produzir menos melatonina, hormônio responsável pelo sono. Até duas horas antes de se deitar, o ideal é deixar de usar eletrônicos.

2 - Evite passar calor Seu corpo “esfria” naturalmente ao preparar-se para dormir, mas algumas coisas podem acelerar o processo: beber algum líquido quente ou tomar um banho morno, por exemplo, ajudam a diminuir sua temperatura interna. Não é à toa que banhos quentes costumam te deixar relaxado. Segundo pesquisadores especializados no sono, manter os pés fora da coberta é uma boa maneira de conseguir o mesmo resultado.

3 - Interrompa o consumo de café logo de tardeVários fatores determinam quanto tempo o efeito da cafeína pode durar, incluindo seu sexo, genética e certas medicações que você toma. Mas normalmente, o corpo leva entre quatro e seis horas para processar apenas metade do que foi consumido de cafeína. Em outras palavras, é melhor largar as doses de café um bom tempo antes da hora de dormir.

4 - Mantenha o quarto arrumado e confortávelTodos os sentidos costumam funcionar durante a transição entre vigília e sono. Visão e audição são mais simples: o quarto deve estar escuro e silencioso, mas o tato — o conforto na cama, em contato com lençóis bem arejados, por exemplo — e o paladar — o último alimento e bebida que você consumiu antes de se deitar — têm papel importante também. Até o olfato faz diferença nessa hora: pesquisas sugerem que alguns odores ajudam a criar uma atmosfera mais tranquilizante e diminuem sua pressão sanguínea, temperatura da pele e a frequência cardíaca. Então não se esqueça de deixar o ambiente do quarto preparado para o momento de descanso.

5 - Preocupe-se maisA sugestão pode soar contraditória, mas alguns estudos indicam que “preocupações construtivas” podem ajudá-lo a acalmar a mente na hora de dormir. Catalogar sistematicamente todas as coisas que o deixam preocupado faz com que você as esqueça pelo menos quando for adormecer. O resultado é o mesmo quando escrevemos nossos sentimentos em um diário como forma de desabafo. A resposta para um cérebro sonolento é, afinal de contas, uma mente mais leve.

Fonte: Galileu 


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