Alunos do Campus Pau dos Ferros representarão o Brasil no Infomatrix Mundial

0 comentários
Os alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Jilcimar da Silva Fernandes e Larisse Gabriela Ferreira da Silva,  tiveram o seu projeto aprovado e credenciado na mais alta categoria do Infomatrix Brasil, obtendo medalha de platina e credenciamento para o Infomatrix Mundial.

Os estudantes estiveram em Lages, Santa Catarina, participando do Concurso Brasileiro de Projetos Científicos e Tecnológicos, integrante do Infomatrix Brasil, que aconteceu de 13 a 16 de setembro. O Projeto inscrito na categoria "Robótica e Protótipos" tem como título “Sistema eletrônico para aquisição de imagens infravermelho das palhetas de ovitrampa” e como orientador o Professor Me. Bonfim Aquino e coorientadores: Drª Ayla Bizerra e Me. Demétrios Coutinho.

PREMIAÇÃO E RECONHECIMENTO

O Projeto foi premiado na mais alta categoria do evento, rendendo troféu, medalha de platina, tendo como premiação credenciamento para o Infomatrix Mundial, que acontecerá em 2017, na cidade de Bucareste, na Romênia. O Campus Pau dos Ferros do IFRN ainda recebeu certificação outorgada pela Sociedade Latino Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada (Solacyt) como instituição finalista do Infomatrix Brasil 2016.

ENTENDA O PROJETO

O trabalho consiste em um sistema eletrônico para aquisição de imagens das palhetas de ovitrampa, de maneira que, através de posterior processamento de imagens, a contagem de ovos de mosquito Aedes Aegypti seja automática. O trabalho pode contribuir positivamente na conjuntura de ações contra a proliferação do mosquito, colaborando para que as informações resultantes sobre os focos do vetor sejam rapidamente e melhor identificadas.

OS JOVENS DO SEMIÁRIDO

Os jovens estudantes do Sertão do Alto Oeste potiguar, Jilcimar da Silva Fernandes e Larisse Gabriela Ferreira da Silva, ingressaram no Campus Pau dos Ferros do IFRN em 2013. Eles estão concluindo o Curso Técnico Integrado em Informática. Estudiosos e sedentos por conhecimento, participam de atividades que vão além da sala de aula, como envolvimento em projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos fora da Instituição. Jilcimar tem 19 anos, é natural de Major Sales/RN. Larisse tem 18 anos e é do município de Riacho de Santana/RN.


Compartilhe:

Postar um comentário

Feliz Aniversário!!!

0 comentários
Hoje é dia de cantar parabéns e desejar muitos anos de vida para a aniversariante Neuman Azevedo, Secretária de Saúde da cidade de José da Penha/RN. 


Compartilhe:

Postar um comentário

Fabrício Torquato e Fátima Bezerra discutem educação de qualidade

0 comentários

No próximo sábado, 17, o candidato a prefeito pela coligação “Pau dos Ferros de Todos”, Fabrício Torquato (PSD), irá participar de um encontro popular ao lado da senadora Fátima Bezerra (PT), a ser realizado no auditório do Colégio e Curso Evolução a partir das 10h.

No evento, aberto ao público, Fabrício e Fátima tratarão sobre políticas públicas relacionadas à área educacional, temática relevante nas três esferas de governo: município, estado e país.

Fátima Bezerra, além da carreira política, é pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo atuado como professora na rede pública municipal de Natal e pelo Governo do Rio Grande do Norte. Já Fabrício Torquato destaca-se como gestor que valorizou a educação no seu primeiro mandato. 


Compartilhe:

Postar um comentário

Alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN apresentam projeto no Infomatrix Brasil

0 comentários
Os alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Jilcimar Fernandes e Larisse Gabriela, ambos concluintes do curso técnico integrado em Informática, estão apresentando trabalho na 2ª edição do Infomatrix Brasil.

Intitulado “Sistema Eletrônico para aquisição de imagens infravermelho das palhetas de ovitrampa”, o trabalho foi credenciado para participar do evento a partir da premiação na categoria de “Melhor Projeto” da 4ª Exposição Científica, Tecnológica e Cultural do do Campus Pau dos Ferros do IFRN, a EXPOTEC, em fevereiro de 2016.

O projeto, além dos propósitos acadêmicos, tem potencial para colaborar positivamente nas ações em prol do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho tem como orientador o Professor e Eng. Eletricista, Bonfim Aquino.

O projeto objetiva desenvolver um sistema eletrônico para aquisição de imagens das palhetas de ovitrampa, de maneira que, através de posterior processamento de imagens, a contagem de ovos de mosquito Aedes Aegypti seja automática. O trabalho pode contribuir positivamente na conjuntura de ações contra a proliferação do mosquito, colaborando para que as informações resultantes sobre os focos do vetor sejam rapidamente e melhor identificadas.

O projeto pertence à categoria "Robótica e Protótipos" e está sendo apresentado no Concurso Brasileiro de Projetos Científicos e Tecnológicos, integrante do Infomatrix. 

O evento teve início no dia 13, e segue até o dia 16 de setembro, no Centro Universitário UNIFACVEST, em Lages, Santa Catarina.

Os melhores trabalhos do Infomatrix Brasil serão apresentados no Proyecto Multimedia (PM), que reunirá projetos de autores de diversos países do mundo. O PM consiste em um concurso latino-americano de projetos de computação, do Infomatrix Latinoamerica. No ano passado, alunos do Campus tiveram projeto classificado para o Infomatrix Latinoamerica, que aconteceu no México. O trabalho apresentado rendeu medalha de prata, conforme divulgado em no site da instituição

Compartilhe:

Postar um comentário

Reinauguração do Matuto Lounge Bar em Mossoró/RN

0 comentários

O   Matuto   Lounge   Bar   está   em   festa   com   seu   primeiro   aniversário   e   vai presentear os mossoroenses oferecendo um novo formato. 

Primeiro, a mudança do local. Agora, muito bem localizado na Av. Rio Branco, Nº1996, Centro, em frente à Praça da Convivência.

Vai funcionar com serviço de boteco, boate e restaurante, sempre conciliando bandas de forró e sertanejo com música eletrônica.

No  dia 22  de  setembro,  acontecerá  evento  para  imprensa  e convidados para mostrar os novos serviços e sua nova estrutura. 

Já na sexta-feira, 23, abrirá as portas para o grande público. A primeira atração confirmada é o cantor Giannini Alencar. 


Compartilhe:

Postar um comentário

LBV celebra 39 anos de serviços prestados na capital potiguar

0 comentários
A Legião da Boa Vontade, preparou um dia festivo para comemorar juntamente com a população norte-rio-grandense, seus 39 anos de serviços prestados na capital e 66 anos no Brasil. A celebração acontece nesta sexta-feira, 16, a partir das 9h no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV.

Em Natal, a Instituição desenvolve diversas ações que contribuem para o resgate da autoestima e para melhoria da vida de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio dos programas Criança: Futuro no Presente!, Vida Plena e Cidadão-Bebê. As atividades colaboram também para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, visando a garantia dos direitos sociais dos indivíduos. 

Durante a comemoração, na sexta-feira, acontecerá também a entrega de enxovais para as gestantes inseridas no programa Cidadão-Bebê. Os grupos de dança, música e teatro, formados pelas crianças, adolescentes, adultos e idosos da entidade, abrilhantarão o evento com apresentações culturais.

Participe! O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Rua dos Caicós, 2148 — Dix-sept Rosado. Para outras informações, ligue: (84) 3613-1655 ou acesse o site www.lbv.org.


Compartilhe:

Postar um comentário

Executivo pau-ferrense investe em iluminação no entorno da Ufersa

0 comentários

Atendendo à expectativa de estudantes e servidores da instituição, a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros realizou outra parceria de sucesso com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

O Executivo fez, recentemente, um investimento em iluminação pública objetivando a ampliação da rede de baixa tensão (380V/220V) na BR 226 em frente ao órgão de ensino. O que representou a utilização de recursos da municipalidade da ordem de R$ 24.557,93.

A melhoria, que facilita o acesso ao campus, também garante maior segurança para motoristas e pedestres usuários do trajeto no período noturno e oferece mais qualidade de vida àqueles que residem nas proximidades da obra.




Compartilhe:

Postar um comentário

Feliz Aniversário!!!

0 comentários
Hoje é dia de cantar parabéns e desejar muitos anos de vida para Glenira Holanda, Secretária de Desenvolvimento Social da cidade de Pau dos Ferros/RN. 


Quem também apaga velinhas é Núbia Batalha. Parabéns!!!


Compartilhe:

Postar um comentário

Netflix completa 5 anos de sucesso no Brasil

0 comentários
No dia 5 de setembro, a Netflix comemorou seu quinto aniversário no mercado brasileiro. Com quase 4 mil vídeos disponíveis, o serviço de Streaming é um verdadeiro sucesso em todo o país e no mundo todo. 

Em 2015, esse sucesso foi tão evidente que a Netflix superou alguns canais de televisão no faturamento no Brasil. E isso não é pouco, não! Afinal de contas, foi mais de R$ 1 bilhão arrecadado durante o período.


Compartilhe:

Postar um comentário

Nossa coluna no jornal O Mossoroense

0 comentários
Leia a nossa coluna publicada no jornal O Mossoroense. Acesse: http://www.omossoroense.com.br/category/sociais/pau-dos-ferros/


Compartilhe:

Postar um comentário

Prefeitura realiza grande ação contra a raiva no próximo sábado

0 comentários

Pau dos Ferros/RN - Por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros estará promovendo, neste fim de semana, um mutirão de vacinação antirrábica. A campanha, iniciada na zona rural, terá seu auge neste sábado, 17, com diversos postos espalhados pela cidade. 

As equipes irão imunizar cães e gatos a partir de três meses de idade em locais estratégicos, durante todo o dia, das 8h às 17h. O proprietário ou responsável deverá estar de posse da carteira de vacinas do animal.

Vale lembrar que, a ação da coordenadoria da Vigilância em Saúde Ambiental objetiva manter o município longe da raiva, doença considerada incurável em animais, fatal em 100% dos casos e transmissível aos seres humanos.


Confira os postos de vacinação deste sábado:

Bairro São Geraldo – Próximo à oficina de Lourinho
Bairro Manoel Deodato – Próximo à capela
Bairro São Benedito – Próximo ao Rotary Club
Bairro Riacho do Meio – Próximo à fábrica de leite
Bairro Princesinha do Oeste – Próximo à praça
Bairro João XXIII – Entrada da Rua Francisco Torquato
Bairro Paraíso – Assema
Bairro São Judas Tadeu – Em frente à maternidade e no Dnocs
Compartilhe:

Postar um comentário

Faculdade Evolução realiza Prática Jurídica em Riacho de Santana/RN

0 comentários
No sábado, 10 de setembro, a Prática Jurídica Faculdade Evolução promoveu o Direito na Comunidade na cidade de Riacho de Santana/RN. 

O projeto tem por sentido realizar serviços jurídicos gratuitos, oportunizando o direto constitucional de acesso à justiça e promovendo a igualdade social. 





Compartilhe:

Postar um comentário

Katy Perry encontra fã que sobreviveu ao massacre da Boate Pulse em Orlando

0 comentários
Durante entrevista no programa da Ellen, um fã muito especial de Katy Perry foi surpreendido com visita de sua diva. 

Tony Marrero foi um dos poucos sobreviventes do massacre da boate Pulse em Orlando.  

Visivelmente emocionada, a cantora Katy Perry entrou no programa abraçou seu fã e em meio a lágrimas disse para Tony que ficou sabendo do sonho dele de cursar cinema e que gostaria de pagar o curso para ele. 

Confira: 

Compartilhe:

Postar um comentário

Perfil da Semana: Engenheiro Mecânico Segundo Nogueira

0 comentários

O nosso entrevistado da semana é Segundo Nogueira. Natural de Mossoró, onde estudou até os 23 anos e concluiu o curso de Engenharia Mecânica na UFERSA, ele atualmente mora em Natal, onde se especializou em Segurança do Trabalho e está concluindo o Mestrado em Petróleo e Gás, estudando e fazendo concursos em diversos locais. 

Confira nosso bate-papo: 

Nome: Segundo Nogueira.

Idade: 27 anos.

Cidade:  Mossoró/RN.

Profissão: Engenheiro Mecânico.

Redes Sociais:

Facebook – Segundo Nogueira
Instagram – @segundonogueira
SnapChat – segundonogueira

Você é bastante conhecido nas redes sociais, pois possuí um perfil no Instagram com mais de 34 mil seguidores. Como é receber o carinho das pessoas de várias partes do Brasil e do mundo através da internet?

Na verdade nessa era das redes sociais, facilitou bastante a aproximação de pessoas que muitas vezes a gente não conhece, mas de alguma forma admiramos seja pelo estilo de vida, pelo caráter, por querer compartilhar os diversos momentos/passeios/viagens. É bom saber que de alguma forma podemos contribuir no dia a dia de algumas pessoas, assim como também me espelho em diversos outros perfis de redes sociais e levo para o meu dia a dia.

Como você se tornou tão popular na internet?

Desde novo sempre gostei muito de sair, ir pra praia, festa, etc. E acaba que a pessoa querendo ou não passa a ter uma interação maior com as pessoas. Há dois anos atrás fiz um Intercambio pra Europa, no qual visitei uma série de lugares e vivi uma série de experiências das quais fui postando nas redes sociais e partir daí uma série de pessoas começaram a se identificar e dividir certos momentos nas redes sociais comigo.

A popularidade nas redes sociais já fez você passar por alguma situação inusitada?

Sempre as coisas tem seus lados positivos e negativos. Claro que a partir do momento que você se expõe, de alguma forma as pessoas se colocam no direito de opinar sobre alguma coisa que nem sempre possa agradar, mas de forma geral tenho somente avaliações positivas.

Você aparenta ser bastante vaidoso, quais seus cuidados com o corpo para manter a beleza?

Os cuidados nada mais são dos cuidados com a saúde, que de certa forma acaba influenciando em todo nosso corpo. Além de academia 5 vezes na semana, faço Crossfit e sempre que possível dou uma corridinha. Claro sem esquecer da alimentação, na qual mantenho uma dieta  Paleolítica, baseada somente em alimentos naturais e orgânicos, sem ingestão de derivados de leite, açúcar, dentre outros produtos.

Você por você: Wanderluster, aquele com forte desejo de caminhar, de ir a qualquer lugar, em uma caminhada que possa levar ao desconhecido, a algo novo, de viajar. 

Nas horas vagas: As horas de estudos durante a semana, são compensadas sempre que possível com muita atividade física e viagens com família e amigos.

Uma lembrança: Acredito ter uma boa lembrança para cada momento da minha vida. Seja momentos vividos em família, seja nascimentos de sobrinhos, aprovações em vestibulares, viagens...são muitas.

Uma qualidade: Metódico.

Um defeito: Metódico ( as vezes peco por querer fazer as coisas sempre com 100% )

Superstição: Os 3 murrinhos na madeira pra “isolar”, são imprescindíveis. Tsc.

Medo de: Não sou muito de ter medo, mas confesso que não estou preparado pra perdas de entes familiares.

Hobby: Esportes e viagens.

Trilha Sonora: Hardwell. 

Inspiração: Meus pais.

Um momento histórico e marcante: A derrota do Brasil na copa pra Alemanha ainda arranha. 

Assunto que te interessa: Lazer.

Completamente desnecessário: Atual momento político que vive nosso País.

Programa de final de semana: Reunião com amigos.

Não vivo sem: Família.

Deus: Tudo.

Fama: Não está em primeiro lugar (nem em segundo).

Família: Minha base. 

Amigos: Tenho os melhores. 

Sonho: Ser aprovado em um concurso federal. 

O que te faz feliz: Ver as pessoas próximas felizes. 

O que te deixa chateado: Pessoas que deixam de viver suas vidas pra viver a dos outros. 

Um recado para Clístenes Carlos: Bom receber um prestígio de um profissional que tenho admiração e com grande credibilidade em seu trabalho.

Um recado para os leitores: O seu corpo é sua arma de trabalho, portanto invista nele.

Fãs: Continuemos compartilhando e interagindo com aventuras e histórias de vida.

Uma frase: O segredo do sucesso, está no amor que você coloca naquilo que faz.
Compartilhe:

Postar um comentário

Entidades Estudantis do IFRN, UERN, Ufersa e Facep promovem debate entre candidatos a Prefeito de Pau dos Ferros

0 comentários
Estudantes e representantes de Grêmio Estudantil e Diretórios Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (Facep) promoverão um debate entre os candidatos ao governo municipal de Pau dos Ferros.

O debate será realizado no dia 23/9/2016, às 19h, no Auditório Ariano Suassuna, no Campus Pau dos Ferros do IFRN. Segundo a presidenta do Grêmio Estudantil do IFRN, Eridiany Freire, haverá transmissão ao vivo do debate, que mostrará operfil dos candidatos e suas propostas à comunidade pauferrense.

Devido à estrutura do recinto, o número de vagas é limitado e o preenchimento será definido através de sorteio. Cada instituição está responsável pelo sorteio de seus respectivos segmentos.

No pleito de 2016, a capital do Alto Oeste potiguar, como é conhecida Pau dos Ferros, possui três candidatos à sucessão municipal:

José Juscelino Costa Rêgo (PMB);
Leonardo Nunes Rêgo (DEM);
Luiz Fabrício do Rêgo Torquato (PSD).

Para conhecer as normas, entre outras informações sobre o debate, acesse:


 ATENÇÃO!
O Campus Pau dos Ferros do IFRN esclarece que está cedendo o espaço para realização do debate. Contudo, todo o planejamento e realização do debate são de responsabilidade dos estudantes das instituições informadas.


Compartilhe:

Postar um comentário

Coligação ‘Pau dos Ferros de Todos’ realiza comício, neste domingo, no Manoel Deodato

0 comentários

O candidato a prefeito Fabrício Torquato (PSD) e a candidata à vice Lara Figueiredo (PMDB) farão mais um ato político, neste fim de semana. Ao lado de lideranças partidárias e daqueles que concorrem a uma vaga no Legislativo, os dois estarão falando para os moradores do bairro Manoel Deodato neste domingo, 11.

O comício, que terá início às 19h, acontecerá ao lado da Quadra de Esportes Vereador Assis Bigodão e promete, novamente, mobilizar um grande número de pessoas, em virtude da crescente aceitação dos nomes da coligação “Pau dos Ferros de Todos” ao Executivo municipal.

Ao término da realização, uma passeata irá percorrer as ruas Inácio Pereira, Alexandre Pinto, Dr. José Torquato de Figueiredo, Avenida Dinarte Mariz, ruas São João, Antônio Januário e Avenida Getúlio Vargas, encerrando-se em frente ao Comitê 55.
Compartilhe:

Postar um comentário