Circuito das Serras Potiguares - Pau dos Ferros/RN

0 comentários

Nosso destaque hoje é para a “Princesinha do Oeste”, nossa querida cidade de Pau dos Ferros! 

O município, emancipado politicamente em meados da década de 80, teve seu povoamento iniciado entre finais do século XVII e início do século XVIII, quando um curso de água cercado por árvores frondosas passou a servir de descanso em meio a longas e cansativas viagens dos vaqueiros que cruzavam o sertão nordestino. Ali, eram organizados pontos de comércio, com a venda e marcação de gados nos troncos dessas árvores, fato que originou o nome da cidade. 

160 anos depois, a "Terra dos Vaqueiros Bravios" ocupa uma área de aproximadamente 260 km² e abriga quase 30 mil habitantes. A principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio e o serviço público como importantes atividades econômicas, além da feira-livre realizada diariamente e com ênfase maior aos sábados. Além disso, o município constitui-se como polo regional, sendo referência também na prestação de serviços de saúde e educação. 

Como monumentos históricos, destacam-se: a Casa de Cultura Popular Joaquim Correia; o prédio sede do Poder Executivo Municipal; o Patronato Alfredo Fernandes; e o Obelisco, situado na Praça Monsenhor Caminha.

A Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP) é o principal evento da cidade, realizada no mês de setembro em comemoração ao aniversário da cidade e que reúne milhares de pessoas na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição. Outros eventos de destaque são o Arrastafest, por meio de apresentações de quadrilhas estilizadas e tradicionais realizadas durante os festejos juninos e a Vitrine Cultural "Xanana Diógenes", que antecede a FINECAP, contando com apresentações artísticas e culturais. 

Como expressão religiosa: as Igrejas Evangélicas comemoram o “Dia do Evangélico” no mês de novembro, sendo a data instituída também no calendário do município; e a Igreja Católica celebra a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição no mês de dezembro. 

Conheça as cidades do Circuito. Conheça Pau dos Ferros/RN!


Compartilhe:

Postar um comentário