Caern alerta para veranistas lavarem reservatórios antes de consumir água

0 comentários
Com a chegada do verão e o deslocamento das famílias para residências que na maioria das vezes permanecem fechadas por vários meses, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) alerta para os cuidados necessários antes de utilizar a água contida nos reservatórios por tempo prolongado. A recomendação da companhia é esvaziar a caixa d’água, utilizando o líquido para limpeza do próprio imóvel e adotar as instruções apontadas pelos técnicos da empresa. Para os imóveis ocupados onde a água é renovada diariamente, a empresa aconselha lavar o reservatório a cada seis meses.

A água parada nessas caixas ou cisternas por meses seguidos, sem renovação, é alvo de insetos e ratos que contaminam o produto com fezes e urina, provocando doenças que, em alguns casos, podem trazer sérios problemas a saúde das pessoas. Mesmo que haja preocupação em não desperdiçar água, a Caern considera o produto impróprio para consumo humano e orienta para não consumir até ser substituído, após a limpeza da caixa d’água.

ORIENTAÇÕES

A gerente em exercício de Qualidade da Água e Meio Ambiente da Caern, química Jéssica Rocha, orienta que a limpeza do reservatório deve ser feita a cada seis meses, seguindo passo a passo as orientações da companhia ou empresa especializada:

1. Fechar o registro de entrada da caixa d’água e abrir as torneiras para utilizar a água que vai ser eliminada da caixa, nos diversos serviços de limpeza da casa evitando o desperdício;  
2. Quando restar 20 centímetros de água no reservatório, fechar todas as torneiras e começar a lavagem. Utilizar uma vassoura nova ou escova para esfregar as paredes e fundo da caixa d’água;  
3. Abrir as torneiras e esvaziar a caixa, sempre agitando a água suja que restou;  
4. Preparar uma mistura na proporção de um litro de água sanitária para 10 litros de água;  
5. Aplicar com uma brocha nova ou pincel largo (modelo utilizado para pintura à cal), espalhando a solução nas paredes e fundo da caixa d’água;  
6. Esperar a mistura agir durante 30 minutos para desinfecção;  
7. Após esse tempo, abrir novamente todas as torneiras para eliminar a mistura e limpar os canos;  
8. Abrir o registro de entrada para colocar água limpa, na altura de 20 centímetros a fim de enxaguar a caixa;  
9. Esfregar as paredes e o fundo do reservatório e em seguida esvaziá-lo;  
10. Repetir a operação com outros 20 centímetros de água limpa. Esvaziar o reservatório que está pronto para receber a água limpa. Por fim, abrir o registro de entrada para encher a caixa com água da Caern.

Jéssica ressalta que essa prática deve ser rotina nos imóveis, duas vezes ao ano para garantir a qualidade da água distribuída pela companhia, em todo Estado.



Compartilhe:

Postar um comentário