Projeto de alunos do Campus Pau dos Ferros vence a Olimpíada de Robótica do IFRN

0 comentários
A programação do maior evento científico, acadêmico e cultural do IFRN, a SECITEX, reuniu os principais eventos do Instituto, incluindo a 2ª edição da "Olimpíada de Robótica do IFRN", que aconteceu na última sexta-feira, 26, no Campus Parnamirim do IFRN.     

No sábado, durante a cerimônia de encerramento e premiação, o trabalho vencedor foi anunciado. O projeto de alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN obteve 1º lugar na Olimpíada que, nesta segunda edição, credenciou 19 das 21 equipes inscritas, formadas por 1 servidor e até 4 estudantes da Instituição. Como premiação de 1º lugar, o trabalho recebeu credenciamento para o evento "Challenger Robotique 2017", que acontecerá na cidade de Le Mans, na França.            

A equipe denominada "Fora Temer", nome escolhido pelos alunos do curso técnico integrado em Informática, é composta por: Hawllysson Gardel (concluinte, Bruna Soares (concluinte) e Geraldo Filho (3º ano). Segundo Hawllysson, sua equipe vem aprendendo com os erros e se aperfeiçoando cada vez mais. “O incentivo e ajuda dos professores Manoel do Bonfim e Luiz Filho contribuíram bastante para os nossos resultados e na superação das dificuldades”, disse o estudante, único representante da equipe, formada há dois anos, que veio à Secitex.            

Para o coordenador da disputa, o professor Filipe Lins, a competição segue o mesmo modelo da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e as equipes têm a missão de passar por ambientes que simulam um desastre, em que o resgate precisa ser feito por robôs.      

Durante a competição, os robôs precisam passar por 3 salas com diferentes obstáculos, em três rodadas. Entre a primeira e a segunda rodadas, as equipes podem realizar melhorias e adequações nos robôs. Nas 3 etapas, o mapa dos obstáculos nas salas vai ser alterado.        

“O desenvolvimento de robôs trabalha várias áreas de conhecimento que os alunos estudam no IFRN, principalmente eletrônica, mecânica e programação. Esta competição, além de trabalhar o desenvolvimento dos estudantes, também serve como um treino para a Olimpíada Brasileira de Robótica, para a troca de experiências e para aumentar a integração das equipes”, comentou o professor. Ao todo, a competição reúne 90 alunos de dez campi do IFRN.

Acesse:

SOBRE A SECITEX     
A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) é o maior evento científico, acadêmico e cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte conta com representantes dos 21 campi e da Reitoria. Com o tema "Ciência alimentando o Brasil", a segunda edição da Secitex começou na quarta-feira (23) e se estendeu até o sábado (26). O evento registrou mais de 3,5 mil inscritos e aproximadamente 700 trabalhos apresentados em diferentes áreas.


Compartilhe:

Postar um comentário