Aproveite o Pingo da Mei Dia sem descuidar da saúde; confira dicas de profissionais e programação

0 comentários


Junho chegou e Mossoró se transforma na capital do forró. A festa começa neste sábado (4) com a realização do Pingo da Mei Dia. O evento atrai uma multidão de pessoas de todas as idades ao corredor cultural. Um público que deve aproveitar a festa, mas sem se descuidar da saúde, especialmente para evitar problemas de desidratação na pele e nos olhos.

Uma das principais preocupações deve ser com a pele. A dermatologista do Hapvida, Samanta Meneguzzi, alerta que a exposição solar sem cuidados pode acarretar desde queimaduras, em curto prazo, até o câncer de pele, em longo prazo. A profissional recomenda o uso de chapéu, roupas com proteção UV e um filtro solar de fator mínimo 60 de duas em duas horas durante o Pingo. A dermatologista acrescenta que as crianças são mais vulneráveis à exposição solar ‘devido ao efeito do sol ser cumulativo’.

A nutricionista do Hapvida, Rafaela Souza, atenta que é preciso tomar alguns cuidados para evitar contratempos que possam impedir a participação no Pingo, como se alimentar bem, se manter hidratado, beber com moderação, usar roupas leves e não ficar diretamente exposto ao sol.  “Mossoró é um cidade quente, o que influencia diretamente na desidratação. Portanto, é essencial estar sempre se hidratando durante todo o dia para não haver imprevistos no evento”, destaca.

A nutricionista acrescenta que o excesso de álcool auxilia no processo de desidratação e orienta que a bebida mais indicada, quando o consumo não puder ser evitado, é a cerveja, por conter baixo teor de álcool. “É importante também beber entre 2 a 3 litros de água durante o dia e ingerir bastante líquido durante o evento, como suco e água de coco. Frutas também ajudam”, acrescenta Rafaela Souza.

A participação no Pingo não representa riscos à visão, mas os olhos também precisam de proteção. O oftalmologista Igor Államo destaca que o uso de óculos é importante no evento e no dia a dia para as pessoas que se expõem aos raios solares. A exposição ao sol em longo prazo pode acarretar o aparecimento de pterígio vulgarmente chamado “vilidia”. O uso do óculos é primordial e os mais indicados são os que possuam proteção contra os raios ultravioletas”, explica.

Siga essas orientações e aproveite bem o Pingo. Confira a programação do evento abaixo:

Trio Brucutú

12h – São João da Terra

14h30 – Renata Falcão

17h – Aline e Dayvid

Trio Ispilicute

12h30 – André Luvi

15h – Giannini Alencar

17h30 – Thábata

Trio Brocoió

13h – Pé de Ouro

15h30 – Ewerton Linhares

18h – Samyra Show

Compartilhe:

Postar um comentário