O Mossoroense investe no jornalismo digital

0 comentários
Passados 26 anos desde o início da popularização da internet, viver sem a influência da grande rede mundial de computadores se tornou missão difícil de imaginar.

Mais que um meio de transmitir informações, as influências da web estão presentes em praticamente todos os setores da sociedade, desde o lazer até a produção de alimentos, mas, sobretudo, como uma inigualável fonte de informação.

Como forma de ampliar a sincronia com as mudanças motivadas pelo desenvolvimento de novas tecnologias e fortalecimento de novos métodos de difusão da informação o jornal O Mossoroense encaminha ajustes e investe em novidades que serão implementadas com mais investimentos no campo virtual.

As mudanças têm como base uma tendência de mercado cada dia mais forte. Segundo "Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a internet é o terceiro meio de comunicação mais usado no país. Em média, 48% dos brasileiros têm acesso à internet e 37% acessam todos os dias.

Em termos de projeção a internet fica atrás apenas da televisão, que conta com audiência de 95% dos brasileiros e é assistida diariamente por 73% da população, e do rádio, ouvido por 55% das pessoas, com público diário de 30% das pessoas ouvidas no estudo.

Entre as características da internet, estão a rapidez na veiculação de informações, a cobertura de notícias em tempo real e a mobilidade, bem como o fato de não causar impacto ao meio ambiente para sua produção e possuir maior alcance, ultrapassando fronteiras.

Em 2015, o jornal O Mossoroense comemora 143 anos de existência e os ajustes representam a sequência de uma série de inovações deflagradas há 20 anos.

Repetindo o pioneirismo centenário, o jornal O Mossoroense foi o primeiro a disponibilizar o conteúdo online, da década de 1990, quando também foi ao ar o primeiro site jornalístico do país, o Jornal do Brasil, lançado alguns meses antes do portal d’O Mossoroense. 

A pesquisadora Raquel Recuero afirma que a internet é o meio de comunicação mais completo da tecnologia humana, pois une duas características importantes de outros veículos: o poder de alcançar maior quantidade de pessoas, bem como a possibilidade de interação com o público e entre o público. 

Na "rede", todos podem ser não só leitores, mas também produtores de conteúdo e notícias. "Estamos preparando um portal com uma linguagem diferente, voltada à realidade da internet, e com imagens maiores, para que o público veja melhor os detalhes do trabalho de fotografia do jornal. Atuação nas redes sociais também será intensificada, pois elas hoje não são só boas ferramentas de entretenimento, mas também muito úteis para obter e transmitir informação", destaca Argolante Lopes.

Acesse as notícias através do portal www.omossoroense.com.br

Por:
ADRIANA MORAIS
ANA PAULA CARDOSO
MÁRCIO COSTA



Compartilhe:

Postar um comentário