Parabéns Pau dos Ferros pelos 159 anos de Emancipação Política

0 comentários
Hoje, 04 de setembro, é dia de parabenizar o município de Pau dos Ferros que está completando 159 anos de Emancipação Política. Viva o nosso povo, viva nossa cultura, viva a nossa querida cidade e viva a nossa história!!! 



Conheça a História de Pau dos Ferros


A história do município começa em 1733. Por ocasião da morte do coronel Antônio da Rocha Pita, foi doada a sesmaria de Pau dos Ferros a seus filhos e herdeiros, Francisco da Rocha Pita, Luiz da Rocha Pita Deusdará, Simão da Fonseca e Maria Joana. Mas foi Francisco Marçal o grande pioneiro da história de Pau dos Ferros, com seu esforço e com sua capacidade de mobilização, que em 1738, no núcleo populacional já existente, ergueu a capela que mais tarde, no ano de 1756, veio a ser matriz de uma grande freguesia.


O nome Pau dos Ferros, segundo seus historiadores, vem de uma árvore, mais precisamente de marcas fixadas com ferro em brasa numa oiticica muito frondosa que, pela sua grande dimensão, oferecia uma farta sombra e conseqüentemente um excelente local para o repouso dos vaqueiros, quando chegavam cansados do difícil trabalho de campear reses tresmalhadas. Exatamente por ser um costumeiro local de parada, os vaqueiros decidiram gravar no tronco da grande árvore, com ferro em brasa, as marcas de seus patrões, com a finalidade de que todos passassem a conhecer os carimbos, uns dos outros, para poderem identificar as reses perdidas nos pastos e fazê-las retornar ao seu dono.


O povoado cresceu rapidamente, favorecido por sua estratégica localização no centro da região oestana e pelo desenvolvimento de sua pecuária e de sua agricultura. Em 1841, começava uma série de tentativas para fazer de Pau dos Ferros um município. Era uma luta que unia todo o povo e estendeu-se por vários anos. A resolução provincial 344, de 4 de setembro de 1856, tornou Pau dos Ferros município, desmembrado de Portalegre.

Em 1956, a festa comemorativa em uma mesma data do bicentenário da paróquia marcou a história do município. Na época, administrava a cidade o prefeito José Fernandes de Melo e o monsenhor Manoel Caminha Freire de Andrade comandava a paróquia. Juntos, Prefeitura e paróquia promoveram a maior festa cívico-religiosa já registrada no município. Uma vasta programação foi elaborada de 14 a 19 de dezembro daquele ano, constando eventos religiosos, cívicos e sociais.

Nessa festa foi construído o monumento nominado de “obelisco”, para ser através do tempo o marco vivo daquele acontecimento. O projeto que o originou foi feito em Natal, pelo arquiteto Souza Lelles, ficando a sua construção sob a responsabilidade de José Florêncio de Queiroz, mestre-de-obras da cidade.


Compartilhe:

Postar um comentário

Diversão com segurança é objetivo da Finecap sem Vidro

0 comentários
Sucesso nas últimas edições da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP), a campanha “Finecap sem Vidro” pretende mais uma vez contribuir para um evento seguro e organizado. 

O objetivo da proposta é incentivar o porte de bebidas em garrafas plásticas. Dessa forma, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) do município terá a disposição da população pontos estratégicos de troca dos recipientes de vidro. 

No ano passado, durante os três dias da realização, a campanha substituiu 8.500 garrafas. Em 2013, foram 7.500 trocas.

Além da Finecap sem Vidro, a Sema segue com orientações educativas relacionadas ao acondicionamento adequado dos resíduos sólidos e uso racional da água.


Compartilhe:

Postar um comentário

Vitrine Cultural 2015 tem início na praça de eventos

0 comentários
Em mais uma valorização da arte, a gestão “Mais Trabalho Mais Compromisso” deu início na noite de ontem, 2, à Vitrine Cultural Xanana Diógenes 2015, ocasião prestigiada por centenas de pessoas na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição. 

“Eu fico muito feliz. Pau dos Ferros é uma cidade que já mostrou que ama a cultura, que adora quando a gente resgata os nossos valores culturais. E, afinal, é em nome da sociedade que nós trabalhamos dia e noite”, disse o prefeito Fabrício Torquato durante a cerimônia de abertura. 

A Orquestra Filarmônica da cidade foi a primeira a se apresentar no palco principal e, novamente, encantou os presentes. Grupos e escolas municipais também mostraram o talento de jovens e crianças.    

A Vitrine Cultural Xanana Diógenes é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) do município e antecede a realização da 19ª edição da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP), que começará amanhã, 4. 

“Graças à Finecap circula muito dinheiro na cidade. Tanto os comerciantes formais quanto os informais têm uma oportunidade de uma renda extra em um período tão difícil”, lembrou em seu discurso o chefe do Executivo pau-ferrense. 

Ainda estiveram na abertura da vitrine representantes do Legislativo e parte do secretariado municipal. O evento termina nesta quinta-feira, 3, com novas apresentações e shows de humor. 




Compartilhe:

Postar um comentário

Fique Por Dentro

0 comentários
RACIONAMENTO - A crise no abastecimento d'água é braba e séria. Aqui no Rio Grande do Norte já são 37 cidades observando o racionamento do chamado precioso líquido. E a situação do abastecimento tende a se agravar. (Emery Costa - Jornal O Mossoroense)

INICIATIVA - O Rio Grande do Norte realiza pela primeira vez a campanha Setembro Verde. A iniciativa tem como objetivo incentivar o aumento do número de doadores de órgãos no Estado. 

ACAMPAMENTO - De amanhã, 4, até a segunda-feira, 7, Tibau recebe jovens dos quatro cantos do Brasil para o Primeiro Acampamento Cultural que além de uma praia paradisíaca se envolverão em debates e palestras sobre as mais diversas manifestações artísticas. Exposições e shows musicais complementam o programa de atividades do evento. 

FINECAP - A Feira Intermunicipal de Negócios, Educação,Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (Finecap) começa amanhã e segue até domingo. Um dos destaques é a geração de emprego que promove no comércio formal e informal da cidade, um dos motivos que levaram a atual gestão a não cancelar o evento neste ano, apesar das dificuldades financeiras e da estiagem na região. Confira a programação: Dia 4 (sexta-feira) - NilsonViana, Flávio Pisada Quente, Bonde do Brasil e Felipe Grilo (participação especial). Dia5 (sábado) - Rita de Cássia, Eliane e Circuito Musical. Dia 6 (domingo) - Anízio Júnior, Cheiro deAmor, Hannah Vanessa, Mobral e Sala de Reboco.



TERRASAL - A Terrasal Chevrolet inaugura hoje a concessionária da marca em Pau dos Ferros. A ação é parte da estratégia de expansão dos negócios do grupo para ampliar mercado e alavancar as vendas. Com a inauguração, a marca leva toda a estrutura de uma concessionária Chevrolet para os clientes dessa região que vão poder conferir de perto o showroom completo da linha Chevrolet. A Terrasal Chevrolet Pau dos Ferros fica situada na rua Manoel Alexandre, 915.



ALEX SOARES - Formado em medicina pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e com residência médica em Neurologia pelo Hospital da Restauração na cidade do Recife, dr. Alex Soares retorna ao seu Estado exercendo suas atividades em Mossoró na Clínica do Coração, localizada na rua Ferreira Itajubá, 301, bairro Santo Antônio. E em Pau dos Ferros, na Clínica D`femme - Dr. Juciêde Duarte, na Avenida Independência, 704, Centro. O agendamento de consultas pode ser feito através dos telefones: (84) 3316-7968 (Mossoró), (84) 3351-3545 (Pau dos Ferros), (84) 9656-5431, (84) 9176-7050.



VITRINE CULTURAL - Hoje à noite, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição haverá o encerramento da 11ª edição da Vitrine Cultural Xanana Diógenes, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) do município. Dois shows de humor fazem parte da programação: os artistas Alex Nogueira e Járdeson Cavalcante (Titela).



TRANSMISSÃO DA FINECAP - A TV Alto Oeste, primeira Web TV de Pau dos Ferros e região, vai transmitir a Finecap 2015. Para acompanhar toda a programação ao vivo, dos estandes, dos camarotes, e dos shows, basta acessar www.tvaltoeste.com.br.


Compartilhe:

Postar um comentário

Em parceria com Senai, município oferece qualificação profissional na Finecap 2015

0 comentários
Homens e mulheres acima de 16 anos que queiram se qualificar para o mercado de trabalho terão oportunidade durante a realização da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP) deste ano.

Nos dias 5 e 6, a prefeitura municipal estará oferecendo quatro minicursos nas unidades móveis do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI/RN), dispostas dentro do espaço reservado ao evento.

As inscrições acontecerão até amanhã, 3, e podem ser feitas das 7h às 12h na  Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), localizada na Rua Dom Pedro II, centro da cidade. Basta levar cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

Cursos ofertados

Dia 05/09 – Fabricação de pão de mel (40 alunos) – Turmas manhã e tarde
Dia 05/09 – Dispositivo de proteção de sistemas elétricos de baixa tensão (36 alunos) – Turmas manhã e tarde
Dia 06/09 – Fabricação de cupcakes (40 alunos) – Turmas manhã e tarde
Dia 06/09 – Noções básicas de esquadrejamento e nivelamento de paredes de alvenaria (36 alunos) – Turmas manhã e tarde. 
Compartilhe:

Postar um comentário

Terrasal Chevrolet inaugura concessionária em Pau dos Ferros

0 comentários
A Terrasal Chevrolet inaugura nesta quinta-feira (3), a concessionária da marca em Pau dos Ferros. A ação é parte da estratégia de expansão dos negócios do grupo, para ampliar mercado e alavancar as vendas, além de atender melhor esse público da região. “Na semana de inauguração estaremos com preços e descontos especiais”, destaca o diretor comercial da Terrasal, Erico Fernandes.

Com a inauguração, a marca leva toda a estrutura de uma concessionária Chevrolet para os clientes dessa região do estado, que vão poder conferir de perto o showroom completo da linha Chevrolet além de contar com todos os serviços da oficina. A Terrasal Chevrolet Pau dos Ferros fica situada na rua Manoel Alexandre, 915.





Compartilhe:

Postar um comentário

Vitrine Cultural Xanana Diógenes começa nesta quarta-feira em Pau dos Ferros/RN

0 comentários

O público poderá prestigiar a partir de amanhã, 2, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, talentos locais e regionais que participarão na 11ª edição da Vitrine Cultural Xanana Diógenes, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) do município.

Serão 25 apresentações artístico-culturais, que pretendem chamar a atenção dos espectadores. Dois shows de humor também fazem parte da programação: os artistas Alex Nogueira e Járdeson Cavalcante (Titela) encerrarão o evento, no dia 3.

A abertura da Vitrine Cultural será realizada pela Orquestra Filarmônica de Pau dos Ferros e tem horário marcado para as 19h. O prefeito Fabrício Torquato, a secretária Marta Pontes e demais representantes da gestão deverão estar presentes nessa ocasião de incentivo à arte.

Apresentações

Dia 02/09 (Quarta-feira)

Orquestra Filarmônica/ Pau dos Ferros
Orquestra de Violões Musical Arte
Coral Ressoart
Escola Municipal São Benedito
Escola Municipal Profa. Nila Rêgo
Escola Municipal Dr. José Torquato de Figueiredo
Escola Municipal Prof. Severino Bezerra
Escola Estadual Tarcísio Maia
Associação Beneficente Joana Mirim
Associação Cultural Desportiva Pau-ferrense de Capoeira
Secretaria de Cultura e Turismo/ José da Penha
Grupo de Dança Mistura de Raças
Grupo Os Fest Dance
Grupo Tríade

Dia 03/09 (Quinta-feira)

Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes
Escola Municipal Elpídio Virgínio Chaves
Escola Municipal Francisco Torquato do Rêgo
Escola Estadual João Escolástico
Instituto Educacional O Mundo do Saber
Educandário Imaculada Conceição
Grupo Coração do Sertão
Grupo Arte Dança
Grupo de Dança e Teatro Conexão de Ritmos
Banda Os Bastardos
Banda Provectus



Compartilhe:

Postar um comentário

Festa "Mixture" no Hotel Thermas em Mossoró/RN

0 comentários
No próximo sábado, dia 05 de setembro, no Virgolino, o bar da piscina do Hotel Thermas, vai acontecer a 11ª edição da festa “Mixture”, uma festa diferente para sair do trivial. Como o próprio nome sugere a “Mixture” é um evento focado na diversidade musical com o propósito de agregar os mais diferentes ritmos e públicos.  Das 21 às 03h30h a festa vai rolar no Virgolino com Renata Falcão, Marcos Júnior, DJ Luciana Lins e a ex-BBB Fani Pacheco que vem direto do Rio de Janeiro. Quem é fã do conceito “misturar” já tem uma programação especial para o final de semana no Thermas. Mais informações com o departamento de eventos do Hotel Thermas pelo 3422-1216.


Compartilhe:

Postar um comentário

UPA recebe visita técnica do Ministério da Saúde

0 comentários

Pau dos Ferros/RN - Na semana passada, o prefeito Fabrício Torquato esteve acompanhando uma equipe do Ministério da Saúde durante visita de inspeção ao prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

Além de apresentar a obra – já quase finalizada –, o gestor aproveitou a oportunidade para falar sobre os entraves da liberação de recursos junto ao Governo Federal destinados à compra de equipamentos e mobiliário.

Fabrício solicitou o apoio da equipe na agilidade do processo e destacou que a gestão ainda aguarda a definição do custeio da unidade, de relevante importância ao serviço médico de urgência na região.

Segundo a secretária de Saúde, Patrícia Leite, o município tem cumprido com o que é de sua competência. “Todos os projetos relacionados à UPA estão dentro do prazo, inclusive, já passaram por readequações mediante as recomendações do Ministério”, citou.

A secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Érika Lopes, também acompanhou a visita técnica à unidade.



Compartilhe:

Postar um comentário

Lançamento da Revista Versailles na TCM em Mossoró

0 comentários
A TCM (TV Cabo Mossoró) transmitiu ao vivo o lançamento da 26ª edição da revista Versailles. Durante uma hora da noite da ultima quinta-feira, 27, o coquetel especial realizado no Pátio das Antenas marcou a chegada da primeira edição ao interior do RN. Conceituada na capital há 8 anos, a revista Versailles tem agora Mossoró como porta de entrada para todo o interior. O evento foi registrado pelo programa Première e vai ao ar neste mês de setembro.

Fotos: Wigna Ribeiro











Compartilhe:

Postar um comentário