O Mossoroense comemora 20 anos de jornalismo na internet

0 comentários
Além dos 143 anos de fundação, este ano o jornal O Mossoroense comemora 20 anos de pioneirismo no jornalismo na internet. Em 1995, ano em que também foi criado o primeiro site jornalístico no país, o Jornal do Brasil, foi lançado o site do O Mossoroense, o primeiro em Mossoró a se aventurar no ambiente digital.

Hoje, o jornal O Mossoroense prepara maior investimento no jornalismo digital, com ampliação e dinamização do site www.omossoroense.com.br. No ano do lançamento, o portal contava com média de 100 visitas por dia, o que era um número elevado considerando o menor acesso à internet na época.

Atualmente, o site do jornal é visitado, em média, por 16.000 usuários por dia, que contribuem para 30.000 visualizações diárias das páginas online, o que corresponde um tráfego de quase um milhão de acessos por mês de pessoas que buscam informações.

Desde 29 de abril de Mossoroense passou a publicar conteúdo em tempo real, fazendo cobertura de acontecimentos e disponibilizando a informação aos leitores ao longo de todo o dia. No portal, são veiculadas ainda notícias do Brasil e do mundo.

“O site com atualizações em tempo real atende auma nova demanda por informação. No contexto de hoje, os leitores não esperam para ler as matérias somente no dia seguinte. O portal cumpre essa função mais imediatista sem anular o jornal impresso, que e as reportagens mais aprofundadas, é mais analítico”, afirma o jornalista Regy Carte, que trabalha com o portal do O Mossoroense há três anos.

O jornalista conta que, embora diferentes, o jornal impresso e digital se completam. Assim como a versão em papel, o portal do O Mossoroense inovou sendo o primeiro em Mossoró a disponibilizar todo o conteúdo em PDF para visualização e download gratuitamente.

“O jornal online é tão vanguardista quanto o impresso. As duas versões são convergentes e não divergentes. O Mossoroense foi o primeiro jornal fora do polo entre Rio de Janeiro e São Paulo a integrar o grupo de portais do Universo On-Line (Uol), entrando também para a história do jornalismo nacional”, disse Regy Carte

Outros campos a serem explorados pelo jornal na internet são as redes sociais, através das quais será possível aumentar a interação com os leitores e participação destes na construção das notícias.

Versão On Line é lida em mais de 50 países

A maior parte dos leitores do site do O Mossoroense, 96% do total, acessa o portal do Brasil. O segundo maior país em visitas ao site, com 1,98% dos acessos, são os Estados Unidos e, em terceiro lugar, a Índia soma 0,54% do tráfego diário. O restante dos acessos se distribui entre 56 países.

No Brasil, o Rio Grande do Norte representa 65,8% dos leitores do site do O Mossoroense, em seguida vem o Ceará com 7,7%. Na terceira posição em volume de acessos estábo estado de São Paulo com 5,8%, seguido do Rio de Janeiro com 5%, Minas Gerais com 3% e Pernambuco com 2%.

Embora os computadores e os notebooks sejam os mais usados para acessar o site do O Mossoroense, com 61,92% do volume de visitas, o percentual de usuários que utilizam o celular para ler o conteúdo do jornal vem crescendo. Atualmente uma média de 33,54% dos leitores utilizam os smartphones para ter acesso ao conteúdo do portal. Já 4,55% das visualizações são feitas através de tablets.



Compartilhe:

Postar um comentário