Seladoras garantem validade da esterilização nas unidades de saúde do município

0 comentários
Pau dos Ferros/RN - Cumprindo normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no que se refere ao processamento e reprocessamento de artigos médico-hospitalares, a Prefeitura de Pau dos Ferros tem investido nessa área.

Através da Secretaria de Saúde (SESAU), o município entregou a cada uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), um dos equipamentos que há de mais moderno nos setores de esterilização: seladora portátil para embalagens de grau cirúrgico.

De acordo com a secretária Patrícia Leite, a ação “representa um investimento substancial para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, pois irá proporcionar uma vedação 100% segura, não comprometendo assim a validade da esterilização”.

A atualização e normatização do processamento de artigos em serviços de saúde acontecem em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em que a aquisição de papel grau cirúrgico conforme preconiza a norma brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também é priorizado.

“A ABNT estabelece os parâmetros de qualidade dessas embalagens quanto à identificação, porosidade, resistência à tração e perfuração, pH e penetração do agente esterilizante”, esclareceu Patrícia.

Segundo a secretária, o entendimento da gestão é de que o processamento de artigos utilizados no dia a dia das unidades nos mais diversos atendimentos é uma das atividades mais importantes em serviços de saúde, além de estar diretamente associada à prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS), segurança e qualidade de assistência ao paciente.



Compartilhe:

Postar um comentário