Nono dígito em números de telefone celular chega ao RN

0 comentários
Cumprindo decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todos os telefones celulares do Rio Grande do Norte ganharam um nono dígito. Outros cinco estados da região Nordeste também receberam no dia 31 de maio, o nono dígito à esquerda de seus números de telefones celulares. A alteração aconteceu em Alagoas ( DDD 82), Paraíba (DDD 83), Ceará (DDD 85 e 88) e Piauí (DDD 86 e 89). 

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), depois de implementada a mudança, existirá um pequeno período onde as ligações feitas sem o novo número são completadas, mas após o prazo, determinado, as ligações não serão mais aceitas.

De acordo com dados levantados pela Anatel, o Rio Grande do Norte tem mais de 4 milhões de chips de celular ativos, 30% a mais que o número de pessoas.

Aplicativos ajudam usuários com nono dígito

As alterações na quantidade de dígitos de celulares no Brasil, que se tornaram mais constantes nos últimos anos, sempre são criticadas pelos usuários de telefonia móvel, pelos inconvenientes que causa. Pensando nisso, empresas de tecnologia já começam a criar aplicativos que facilitam nesta mudança.

O Vivo 9º dígito é um aplicativo da operadora Vivo que permite o acréscimo automático do nono dígito, e pode ser baixado na App Store ou Play Store. O aplicativo Oi 9º dígito, que pertence a Oi também permite adotá-lo como padrão para ligações de longa distância, inserindo o código 31 antes de cada número.

O aplicativo android " Troca Número" permite prever quais contatos serão afetados pela inclusão do nono dígito. Caso se arrependa das mudanças, o usuário poderá reverter. Para Windows Phone é disponibilizado o aplicativo BR9, onde basta que o usuário clique no botão + 9 para que ele atualize automaticamente os números que tenham o DDD das cidades em que o nono dígito será necessário. O aplicativo só aplica o nono dígito em números com DDD.

Aplicativos para facilitar a adição do nono dígito em sua agenda

Oi 9º Dígito (Android e iPhone)
Vivo 9º Dígito (Android e iPhone)
Novo número Brasil (Android)
9 d+ (Android)
Troca número (Android)
BR9 (Windows Phone)
9 Dígitos (iPhone )

*Jornal O Mossoroense



Compartilhe:

Postar um comentário