Município tem baixo índice de infestação por mosquito da dengue

0 comentários
O município de Pau dos Ferros alcança mais uma vez, na gestão do prefeito Fabrício Torquato, um baixo Índice de Infestação Predial (IIP) do Aedes aegypti, segundo o Programa Estadual de Controle da Dengue.

Com apenas 1,0%, Pau dos Ferros se encontra em situação satisfatória em relação à doença, dessa forma, está fora da classificação de risco, ao contrário de outros 11 municípios.

O resultado, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP), foi conhecido por meio do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), amostragem obtida por meio de dados coletados até o dia 28 de fevereiro.

“Nunca deixamos de realizar as atividades de orientação junto à população. E do final do ano passado para cá, intensificamos as ações energéticas nos bairros. A cada semana, escolhemos um bairro para fazer um trabalho porta a porta e em terrenos baldios”, justificou a secretária de Saúde, Patrícia Leite.

De acordo com Patrícia, os resultados positivos são consequência também de oficinas educativas junto a crianças e adolescentes nas escolas, promovidas pelo setor de Vigilância Ambiental em Saúde, e pela parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), responsável por instruir os moradores quanto ao acondicionamento correto dos resíduos sólidos.

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros também tem investido em tecnologia nas atividades desenvolvidas pelos agentes comunitários de endemias. Em breve, através de projeto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), os profissionais estarão monitorando a dengue em tempo real por um dispositivo móvel. “Esse aprimoramento do trabalho representa investimento para a população”, enfatizou Patrícia Leite.

Apesar de a doença está controlada no município, a Secretaria de Saúde (SESAU) pede que os pau-ferrenses continuem adotando medidas preventivas, principalmente, evitar o acúmulo de água em recipientes abertos e ter cuidado com plantas e lixo.
Compartilhe:

Postar um comentário