Pau dos Ferros se prepara para elaboração do plano diretor do município

0 comentários
Fabrício Torquato ao lado de professores
Até o final deste ano, a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros passará a contar com um instrumento essencial para a implantação de uma política de desenvolvimento urbano. O plano diretor, que mostra a realidade física, socioeconômica e administrativa de uma cidade, há tempos é uma necessidade do município.

Consciente da importância dessa realização, desde quando assumiu a chefia do Executivo, o prefeito Fabrício Torquato tem estado atento à questão. E, na última sexta-feira, 16, o gestor pau-ferrense reuniu parte de sua equipe de governo para anunciar o início dos trabalhos.

Na oportunidade, professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) do campus Pau dos Ferros apresentaram o processo, uma vez que a universidade irá ficar responsável por toda a parte legal do plano.

Serão quatro etapas: formação do diagnóstico do município, discussão dos problemas junto à comunidade, escolha de ferramentas de execução das tarefas e fiscalização e monitoramento do plano.

Através de aprovação de projeto pelo Ministério da Educação (MEC), a Ufersa conseguiu recursos da ordem de R$ 300 mil para a elaboração do Plano Diretor de Pau dos Ferros e regularização fundiária de outro município, ainda a ser escolhido. Só o plano deverá utilizar mais de 60% do valor total.

Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo e Ciência e Tecnologia são os cursos envolvidos no projeto, o qual já possui um grupo de trabalho com 60 profissionais, entre eles engenheiros, topógrafos, arquitetos e agrônomos. O município ainda disponibilizará técnicos e estagiários para apoio de informações.

“Essa é uma das obras mais importantes que a nossa cidade precisa. E, agora, nós estamos com mais uma ferramenta na mão para caminhar e dar continuidade a uma gestão planejada”, disse Fabrício Torquato, cujo empenho junto às universidades tem obtido bons resultados.



Compartilhe:

Postar um comentário