Construção de barragens subterrâneas beneficiam agricultores em Pau dos Ferros

0 comentários
No final do ano passado, o município de Pau dos Ferros concluiu a construção de duas barragens submersas na zona rural. Os sítios Alencar e Alagoinha dos Estevão foram os beneficiados com os depósitos subterrâneos.

Resultado de uma parceria da prefeitura com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) do Governo do Estado, as barragens são de grande contribuição aos agricultores da região, pois garantem a umidade do solo para o plantio.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Rodrigo, esse tipo de construção não é possível em todos os terrenos, a preferência é por aqueles que possuem riachos.

Experiência de baixo custo, as barragens submersas realizam o barramento da água subterrânea de córregos e rios. Elas apresentam baixa transpiração e são capazes de suportar longos períodos de seca, diferente da maioria dos reservatórios.

“Esse tipo de barragem é uma das tecnologias mais eficientes para combater a falta de água no semiárido. Com ela o solo fica produtivo por muito tempo, e favorece plantações como mandioca e batata, por terem raízes mais profundas”, avaliou Carlos Rodrigo.

Neste ano, o município irá dar continuidade às construções, proporcionando melhorias a outras comunidades rurais. O Sítio Raiz será o próximo a receber o benefício.


Compartilhe:

Postar um comentário