Finecap 2014 tem abertura oficial hoje

0 comentários

A Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP) será aberta, oficialmente, hoje à noite, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição. A festa chega à sua décima oitava edição conhecida em todo o Estado, e vista como principal fomentadora da economia local.

Este ano, a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros tem trabalhado para oferecer ao público da cidade e região, novamente, uma grande festa. “A exemplo de outras edições, nós realizaremos uma das maiores feiras, porque além das atrações musicais, nós tivemos cuidado com o planejamento, com a estrutura como um todo, com a organização e segurança”, disse o prefeito Fabrício Torquato.

Um novo pavilhão para a montagem dos estandes, banheiros exclusivos para expositores e um corredor de carpete em toda a feira serão algumas das novidades da estrutura física do evento. A ornamentação também deverá atrair a atenção dos visitantes, que nunca deverão ter visto uma decoração tão sofisticada.

Outro destaque será o policiamento. Além do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e seguranças, policiais civis e militares irão garantir a tranquilidade da festa. A logística de segurança que foi montada na Copa do Mundo em Natal estará presente na Finecap deste ano. Haverá uma Plataforma Móvel de Observação e um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) da Polícia Militar, enquanto uma delegacia móvel estará fazendo boletins de ocorrência.

Um espaço gastronômico também será priorizado na feira. As famílias poderão curtir o evento com conforto e boa alimentação em um ambiente reservado. Outros quiosques de comida e vendedores ambulantes ainda poderão suprir as necessidades do público.
O cuidado maior, contudo, é com as bebidas, já que nenhuma delas poderá ser vendida em recipiente de vidro, em cumprimento da Lei Orgânica do Município, evitando, dessa forma, a violação da integridade física dos participantes.

Pensando nos produtores rurais, a prefeitura estará promovendo a realização de cursos, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU). Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), uma Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial oferecerá cursos de processamento agroindustrial.

Dentro da grade de programação, a Finecap contará com shows musicais durante três noites (hoje, 5, amanhã, 6, e domingo, 7).  Entre as principais atrações estão Waldonys, Os Nonatos, Chicabana, Luan e Forró Estilizado, Dorgival Dantas e Gabriel Diniz. Artistas como Dalton do Acordeon e Amanda Gomes representarão a música local.

Os recursos próprios investidos nas bandas e na festa em geral tendem a se transformar em melhorias à população. “Desse investimento muito mais vem como retorno, porque lucram os comerciantes, os empresários, os ambulantes... Todo mundo sai ganhando”, destacou Fabrício Torquato.

A movimentação da rede hoteleira, o aumento da clientela dos bares e restaurantes e do comércio em geral, nesta época do ano, são consequência da festa. Por tudo isso, a Finecap é considerada uma das maiores geradoras de emprego e renda no Alto-Oeste, incentivadora da cultura e responsável pelo fortalecimento do turismo na cidade.


Programação

Dia 05/09 (Hoje)
Estandes – 19h às 22h
Shows – 22h às 4h: Forró dos 3, Waldonys, Cavalo de Pau e André Luvi.

Dia 06/09 (Amanhã)
Estandes – 19h às 22h
Shows – 22h às 4h: Dalton do Acordeon, Os Nonatos, Luan e Forró Estilizado e Chicabana.

Dia 07/09 (Domingo)
Estandes – 19h às 22h
Shows – 22h às 4h: Amanda Gomes, Dorgival Dantas, Gabriel Diniz e Solteirões do Forró.
Compartilhe:

Postar um comentário

Show de Zé Lezin marca encerramento da Vitrine Cultural e início da Finecap 2014

0 comentários
Hoje, 4, às 22h, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, o público irá assistir à apresentação de um dos maiores humoristas do país, o paraibano Zé Lezin. O show do artista encerrará a programação do dia do aniversário de Pau dos Ferros, que comemora 158 de emancipação política, e da Vitrine Cultural Xanana Diógenes.

Pela manhã, a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros realizou uma missa em ação de graças, na barragem, e a II Cavalgada do Vaqueiro, a qual contou com a participação de centenas de vaqueiros da região.  A cavalgada, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), terminou no Largo da Cultura, onde houve a apresentação da Banda de Música Deputado Antônio Florêncio e hasteamento de bandeiras.

A apresentação de hoje à noite, por sua vez, marcará também o início da décima oitava edição da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP), conhecida em todo o Estado, e principal fomentadora da economia local, incentivadora da cultura e responsável pelo fortalecimento do turismo.


Compartilhe:

Postar um comentário

Parabéns Pau dos Ferros pelos 158 anos de Emancipação Política

0 comentários
Hoje, dia 04 de setembro, é dia de parabenizar o município de Pau dos Ferros que está completando 158 anos de Emancipação Política. Viva o nosso povo, viva nossa cultura, viva a nossa querida cidade e viva a nossa história!!! 


Conheça a História de Pau dos Ferros

A história do município começa em 1733. Por ocasião da morte do coronel Antônio da Rocha Pita, foi doada a sesmaria de Pau dos Ferros a seus filhos e herdeiros, Francisco da Rocha Pita, Luiz da Rocha Pita Deusdará, Simão da Fonseca e Maria Joana. Mas foi Francisco Marçal o grande pioneiro da história de Pau dos Ferros, com seu esforço e com sua capacidade de mobilização, que em 1738, no núcleo populacional já existente, ergueu a capela que mais tarde, no ano de 1756, veio a ser matriz de uma grande freguesia.

O nome Pau dos Ferros, segundo seus historiadores, vem de uma árvore, mais precisamente de marcas fixadas com ferro em brasa numa oiticica muito frondosa que, pela sua grande dimensão, oferecia uma farta sombra e conseqüentemente um excelente local para o repouso dos vaqueiros, quando chegavam cansados do difícil trabalho de campear reses tresmalhadas. Exatamente por ser um costumeiro local de parada, os vaqueiros decidiram gravar no tronco da grande árvore, com ferro em brasa, as marcas de seus patrões, com a finalidade de que todos passassem a conhecer os carimbos, uns dos outros, para poderem identificar as reses perdidas nos pastos e fazê-las retornar ao seu dono. 


O povoado cresceu rapidamente, favorecido por sua estratégica localização no centro da região oestana e pelo desenvolvimento de sua pecuária e de sua agricultura. Em 1841, começava uma série de tentativas para fazer de Pau dos Ferros um município. Era uma luta que unia todo o povo e estendeu-se por vários anos. A resolução provincial 344, de 4 de setembro de 1856, tornou Pau dos Ferros município, desmembrado de Portalegre.

Em 1956, a festa comemorativa em uma mesma data do bicentenário da paróquia marcou a história do município. Na época, administrava a cidade o prefeito José Fernandes de Melo e o monsenhor Manoel Caminha Freire de Andrade comandava a paróquia. Juntos, Prefeitura e paróquia promoveram a maior festa cívico-religiosa já registrada no município. Uma vasta programação foi elaborada de 14 a 19 de dezembro daquele ano, constando eventos religiosos, cívicos e sociais.

Nessa festa foi construído o monumento nominado de “obelisco”, para ser através do tempo o marco vivo daquele acontecimento. O projeto que o originou foi feito em Natal, pelo arquiteto Souza Lelles, ficando a sua construção sob a responsabilidade de José Florêncio de Queiroz, mestre-de-obras da cidade.


Compartilhe:

Postar um comentário

O humorista Zé Lezin no encerramento do projeto Vitrine Cultural

0 comentários
O projeto Vitrine Cultural, evento que precede a FINECAP, teve início no dia 02 de setembro e será encerrado na noite de hoje, na Praça de Eventos, com o show do humorista paraibano Zé Lezin.


Compartilhe:

Postar um comentário

Farra Mix no domingo de Finecap

0 comentários
No dia 07 de setembro, domingo de Finecap, o ponto de encontro da galera jovem e bonita, em Pau dos Ferros, será os salões da Arena Casa Branca. Por lá, o empresário Cleanto Bezerra vai realizar a Farra Mix, um grande evento que terá início ás 17 horas com o show de Giannini Alencar e logo seguida o show do cantor André Luví. 


Compartilhe:

Postar um comentário

Tarde Solidária no sábado de Finecap

0 comentários
Todo mundo na expectativa para a festa Tarde Solidária. A renda da bilheteria será doada para a APAE. O evento acontece no dia 06 de setembro, a partir das 17 horas, na Arena Casa Branca em Pau dos Ferros e será animado por Pedro Carpelli e Evan e Forró do Namoro. Os ingressos antecipados já estão à venda ao preço de R$ 10,00 na Farmafórmula.


Compartilhe:

Postar um comentário

Encontro de paraquedismo será realizado em Mossoró entre os dias 5 e 7 de setembro

0 comentários
Será realizado entre os dias 5 e 7 de setembro o festival de paraquedismo em Mossoró. O evento terá como palco o Aeroporto Dix-sept Rosado, e têm gerado uma grande expectativa nos mossoroenses ávidos pelo esporte radical, que é novidade na região. A expectativa é que o encontro receba grande público.

Na oportunidade, vários atletas dos mais diversos estados brasileiros realizarão saltos performáticos para a plateia. Durante o evento, ainda serão disponibilizados saltos duplos ao público. Os interessados também poderão participar de cursos de paraquedismo que serão oferecidos durante os três dias.As inscrições para o salto duplo e para o curso de paraquedismo podem ser feitas antecipadamente através do telefone (84) 9634-610.


Compartilhe:

Postar um comentário

Secretaria de Desenvolvimento Rural promove cursos durante a Finecap

0 comentários
Considerando a importância do trabalho do homem do campo para o desenvolvimento, a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), irá oferecer aos produtores da região quatro cursos, durante a realização da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP).

Os cursos, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU) do município serão de: processamento agroindustrial de pedúnculo de caju, abacaxi versus goiaba, amendoim versus gergelim, e tomate versus manga. Todos serão ofertados em dois turnos: à tarde – das 14h às 16h – e à noite – das 18h às 20h –, a partir de amanhã, 4, até o dia 7 deste mês.

As inscrições acontecerão de forma gratuita e devem ser realizadas no próprio local, na Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial da Embrapa, instalada no entorno da Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição. O limite máximo é de 15 alunos por turma.



Compartilhe:

Postar um comentário

Vitrine Cultural 2014 tem abertura oficial

0 comentários
Pau dos Ferros - O prefeito Fabrício Torquato realizou, na noite de ontem, 2, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, a abertura oficial da Vitrine Cultural Xanana Diógenes 2014. O projeto é organizado, este ano, pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) do município, a qual tem trabalhado o tema “Vitrine Cultural: 10 anos de sucesso”.

Além de espetáculos artísticos e culturais de crianças e jovens, a entrega de comendas a pessoas que prestaram apoio e serviço durante os dez anos de Vitrine Cultural também marcou a primeira noite de apresentações. O ex-prefeito Leonardo Rêgo, a ex-vereadora Socorro Pontos e o próprio prefeito Fabrício Torquato foram alguns dos nomes homenageados.

O evento, que precede a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP), presta homenagem a uma das maiores artistas plásticas de Pau dos Ferros e pertence às comemorações da emancipação política da cidade. “Hoje a gente não tem aqueles desfiles cívicos como tinha antigamente, mas aqui há civismo também, porque temos a participação de crianças e de escolas em um evento cultural de grande importância”, disse Fabrício Torquato.

A Vitrine Cultural Xanana Diógenes terá continuidade hoje, 3, a partir das 18h30min, e terminará amanhã, 4, com o show do humorista paraibano Zé Lezin.  “A gente só pode pensar em crescimento, quando tem a cultura atrelada, porque isso agrega valor a qualquer civilização próspera, como nós somos prósperos”, finalizou Fabrício Torquato.


Compartilhe:

Postar um comentário

Festa de formatura no Garbos Recepções & Eventos em Mossoró

0 comentários

Neste sábado, 06 de setembro, no Salão Salinas do Garbos Recepções & Eventos, em Mossoró, RN, acontecerá o baile de Direito da turma 2014.1 da Universidade Potiguar (UNP). Os 10 formandos receberão 500 convidados para comemorar a conclusão do curso. A comissão com Marina de Fátima Gadelha, Renata e Luma, cuida de todos os detalhes para que a noite seja inesquecível para que a decoração Garbos Decor, iluminação Garbos Lux e o Buffet Garbos sejam perfeitos, ao som das bandas Dayane Nunes, Forró dos 3 e o DJ Alex (Natal) encantem todos. O evento terá Nobres Cerimonial e barmen Anderson Coquetéis (os dois da capital potiguar). 


Compartilhe:

Postar um comentário

Vitrine Cultural começa hoje e comemora 10 anos

0 comentários
A Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição receberá, na noite de hoje, 2, diversas apresentações artístico-culturais de crianças e jovens de toda a região. Os espetáculos fazem parte do projeto “Vitrine Cultural Xanana Diógenes”, coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT).

O público poderá prestigiar os grupos das 18h às 23h, também amanhã, 3, e quinta-feira, 4. Instituições de ensino municipais, estaduais, federais e privadas irão trabalhar o tema “Vitrine Cultural: 10 anos de sucesso”. Só na noite de hoje, 2, serão 10 apresentações.

Evento que antecede a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP), a Vitrine Cultural oferece à população de Pau dos Ferros e do Alto-Oeste potiguar lazer e entretenimento.

Programação desta terça-feira (2 de setembro)

Aquecimento:

Coral Infanto-juvenil – Pau dos Ferros
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
Regente: Mayra Batista

Coral Ressoarte – Pau dos Ferros
Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Regente: Francisco Fernandes

Grupo Fênix – Pau dos Ferros
Casa de Cultura Popular Joaquim Correia
Regente: Tony Campos

Espetáculos:

Escola de Ballet “Dança Bonito” – Pau dos Ferros
Tema: As princesas
Coordenação: Juliana Laís e Lídia Rafaela
Escola Municipal Elpídio Virgínio Chaves – Pau dos Ferros

Tema: Água – Regando as ideias sustentáveis na escola
Coordenação: Sheyla e Regina
Escola Municipal Nila Rêgo – Pau dos Ferros

Tema: Você é responsável por tudo que cativar
Coordenação: Renag e Marnilce
Grupo Cultural “Arraia da Juventude” – Portalegre

Teatro: A vingança do caboclo
Coordenação: Expedito Lira
Secretaria Mul de Cultura e Turismo – Doutor Severiano

Tema: A cultura afro em foco através do maculelê
Coordenação: Francisco Rodrigues e Carlos Simão
Grupo Conexão de Ritmos – Rodolfo Fernandes

Tema: Um show de dança
Coordenação: Júnior Brito e Júnior Saraiva
Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz – Doutor Severiano

Tema: Valorização da cultura afro
Coordenação: Almiro Neri e Clécio Silva
Compartilhe:

Postar um comentário

Esquenta para a Finecap

0 comentários
Na quinta-feira, dia 04 de setembro, logo após o show do humorista Zé Lezin, que será realizado na Praça de Eventos, vai rolar a Balada Vip na Arena Casa Branca. Já na sexta-feira, vai rolar o esquenta para a primeira noite de Finecap, a balada comecará mais cedo as 17:30 horas também na Arena Casa Branca. 


Quem também já preparou a programação para a Finecap foi o Restaurate e Pizzaria da Valdete, um dos points mais animado da cidade terá vários dias de agitos. Confira a programação:

Compartilhe:

Postar um comentário

Faculdade de Medicina da Uern está entre as melhores do país

0 comentários
Faculdade de Medicina obteve conceito máximo no Enade
A Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi incluída entre as 23 melhores faculdades de Medicina do país. A classificação foi divulgada pelo site educacional Mundo Vestibular (www.mundovestibular.com.br). 

O levantamento tem como base o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Na última avaliação, o curso de Medicina da Uern obteve conceito 5, a nota máxima do Exame. "O Enade não é obrigatório para todas as instituições públicas. A prova é exigida apenas para as federais e para as particulares, mas a Uern faz questão de passar por essa avaliação que comprova a qualidade do nosso ensino", destaca o reitor Pedro Fernandes. 

Neste ano, a Faculdade de Medicina completa 10 anos de existência. Além da formação, o curso atende a população com diversas especialidades. "E agora a oferta de atendimento será maior através do credenciamento dos ambulatórios da instituição pelo SUS, com parceria do Ministério da Saúde e também do Governo do Estado e Prefeitura", revela o reitor.

*Informações do jornal O Mossoroense.


Compartilhe:

Postar um comentário

Cliques da Inauguração da loja USE Hering e Dzarm

0 comentários
A empresária Marillac Sousa, que já administra com sucesso a loja Max Modas, inaugurou nesta sexta-feira, 29 de agosto, a loja USE, a mais nova loja de Moda Masculina e Feminina da cidade de Pau dos Ferros. A USE fica situada na avenida Independência, nº 909, centro. A loja é exclusiva das marcas Hering e Dzarm. Confira alguns cliques:











Clique Aqui e veja a cobertura completa!!!

Compartilhe:

Postar um comentário

Pau dos Ferros realizará Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas

0 comentários
Evento será realizado pelo Campus da Uern em Pau dos Ferros
Já estão abertas as inscrições para a 5ª edição da Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas (Setepe), organizada pelo Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (Cameam), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em Pau dos Ferros. As inscrições vão até 24 de setembro para aqueles que forem apresentar trabalhos e 15 de outubro para quem não for.

O evento, que terá como tema “Ensino na sociedade contemporânea: tensões e perspectivas”, será realizado entre os dias 15 e 17 de outubro. De acordo com os organizadores, o espaço terá como objetivo possibilitar uma maior ampliação da agenda de debates e interlocução de saberes e experiências por meio de conferências, mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos de trabalho e atividades culturais.

Podem se inscrever no evento alunos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu, professores e profissionais da educação básica e superior, militantes sociais e demais profissionais que tenham interesse em participar e discutir o atual momento da docência no país.

Para alunos de graduação, o custo da inscrição é de R$ 30,00, para alunos de pós-graduação o valor é de R$ 50,00, assim como para profissionais de ensino superior e militantes de movimentos sociais, e R$ 80, 00 para profissionais das demais áreas de atuação.

Serão oito mesas-redondas que abordarão a partir de vários olhares a prática educacional e das nuances da relação entre os docentes e sala de aula. “Este evento tem e sempre teve uma grande repercussão, porque traz ao Estado um elevado número de pesquisadores e tem uma dimensão que impressiona e nos deixa muito envaidecido”, comenta a professora Eugênia Albuquerque, que participa da divulgação do evento.


Compartilhe:

Postar um comentário

Fique Por Dentro!!!

0 comentários
HABITANTES - De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2014 a população de Mossoró é de 284.288 habitantes. Em um comparativo direto com os dados de 2013, Mossoró teve um crescimento de 3.974 pessoas, o que a manteve como a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, atrás de Natal. A capital potiguar, que em 2013 tinha 853.928 habitantes, teve um crescimento maior que o de Mossoró, com chegada de 8.116 pessoas, tendo hoje um total de 862.928 pessoas. O Rio Grande do Norte, segundo o levantamento, tem hoje 3.408.510 habitantes. Segundo os dados do IBGE, estima-se que o Brasil tenha 202,7 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,86% de 2013 para 2014. 

LEI SECA - De janeiro a julho deste ano, 1.941 condutores foram autuados por dirigir sob influência de bebida alcoólica no Rio Grande do Norte, dos quais 471 respondem a processo por crime de trânsito e podem ser punidos com até três anos de prisão. Os dados são do Setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), e revelam ainda o recolhimento de 1.718 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH).

INDICAMOS - O Restaurante e Pizzaria da Valdete é um dos Points mais badalado da cidade. O ambiente é um espaço de lazer, gastronomia e entretenimento com muitas novidades. Bebidas, drinks, petiscos e muitos pratos saborosos fazem parte do diferenciado cardápio, com itens de primeira linha que tornam melhores as noites em Pau dos Ferros. Nas noites de sexta-feira, sábados e feriados, o estabelecimento oferece happy hour com música ao vivo e com ritmos diversificados: pop rock, axé, forró, pagode. 


Compartilhe:

Postar um comentário

Coluna Zoom - Por Wagna Cavalcante

0 comentários

Na coluna Zoom desta semana você confere os cliques do casal Michelson Brasil e Daniele Ferreira. As fotos foram feitas em Jericoacoara no Ceará. Confira:

















Compartilhe:

Postar um comentário

Nosso Blog agora no Instagram!!!

0 comentários
Depois de uma fanpage no facebook e uma conta no twitter, agora criamos um Instagram para nosso blog. Seguindo o @blogclistenescarlos você fica por dentro de todas as novidades, agitos e baladas do Alto Oeste e de todo o Rio Grande do Norte!!!


Compartilhe:

Postar um comentário

Parabéns Felipão!!!

0 comentários
E neste domingo, 31 de agosto, é dia de parabenizar e desejar muitos anos de vida para meu querido amigo Felipe Gurgel, mais conhecido por Felipão. Hoje ele completa mais um ano de vida e daqui desejamos que esta data se repita por muitos e muitos anos e que Deus continue iluminando esse cara que eu gosto bastante e tenho maior consideração. Feliz Aniversário meu amigo!!! 


Compartilhe:

Postar um comentário

Dica de aplicativo para smartphones: DoaSangue

0 comentários

O aplicativo DoaSangue funciona como uma plataforma colaborativa na qual todos os hemocentros do Brasil podem se cadastrar e atualizar seus estoques de sangue. A partir daí, os usuários do app podem pesquisar quais são os hospitais mais próximos da sua localização e se dirigir até eles para doar.

O app também permite que o usuário consulte o estoque dos hospitais cadastrados e verifique informações importantes como horário de funcionamento, telefone e email do hospital onde será feita a coleta. Além disso, o aplicativo também traz informações completas para que o usuário tire dúvidas sobre os detalhes da doação. Assim como em muitas plataformas colaborativas, o DoaSangue ainda conta, infelizmente, com um limitado número de hospitais cadastrados, mas espera-se que isso mude com o tempo.


Compartilhe:

Postar um comentário