Secretaria de Meio Ambiente alerta população para cuidados com arborização do município

0 comentários
A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Pau dos Ferros tem enfrentado, todos os dias, um problema que gera preocupação para a administração municipal. Árvores recentemente plantadas pela equipe da secretaria, em vários locais da cidade, estão sendo destruídas.

A Sema, que trabalha incansavelmente com ações de educação e conservação ambiental, está vendo as tentativas de preservação da paisagem natural comprometidas por atos de vandalismo, principalmente, nas avenidas da Independência e José Alves de Queiroz, esta última localizada próximo à Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.

Segundo a secretária Fátima Araújo, o que a prefeitura tem feito é procurado assegurar a efetividade de um direito exposto no Artigo 193 da Lei Orgânica do Município, o qual diz que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público Municipal e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

No entanto, ainda de acordo com a secretária, enquanto o Poder Público faz a parte que compete a ele – preserva e restaura os processos ecológicos essenciais –, falta em algumas pessoas sensibilização e conscientização em relação às questões ambientais.

“Nós lamentamos essa situação desastrosa e sabemos que é preciso reforçar a fiscalização dos bens naturais do município. Então, peço a todos que trilham pela consciência ambiental que nos ajudem a fiscalizar esse vandalismo. Isso tem um custo financeiro alto para o município. Temos que coibir, o mais rápido possível, essas ações criminosas”, afirmou Fátima Araújo.

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) lembra que a Lei Orgânica do Município de Pau dos Ferros também prevê punição para quem praticar conduta lesiva ao meio ambiente, estando os infratores sujeitos à obrigação de reparar os danos causados à natureza.


Compartilhe:

Postar um comentário