Prefeitura de Pau dos Ferros divulga nota em resposta a irregularidades apontadas no Abatedouro Público

0 comentários
A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), torna de conhecimento de todos alguns esclarecimentos sobre o Abatedouro Público, razão de matéria divulgada por diversos veículos da imprensa, no final da semana passada.

É importante salientar, em um primeiro momento, que o município possui um projeto para a construção de um novo abatedouro, o qual segue todas as normas exigidas pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN). Falta à prefeitura apenas a definição do local para as novas instalações, o que depende de parecer técnico do Instituto de Defesa do Meio Ambiente (IDEMA).

Também é preciso considerar as melhorias realizadas pela gestão no prédio atual, desde o ano passado, quando o prefeito Fabrício Torquato assumiu a chefia de Executivo municipal. Além da manutenção da limpeza do Abatedouro Público, que antes não acontecia com tanto rigor, foram construídas duas fossas – uma para líquidos e outra para sólidos –, facilitando, dessa forma, a retirada dos resíduos.

Além disso, logo em 2013, o município adquiriu, com recursos próprios, um carro-baú isotérmico para o transporte aquedado das carnes até o Açougue Público, um modo de prezar pela higiene e conservar os valores nutricionais do alimento.

Para a prefeitura, ter as atividades do abatedouro interrompidas é gerar sérios riscos à saúde da população, pois a inspeção dos animais para o abate – que hoje é realizada no local por um veterinário responsável – não acontece no comércio clandestino.

Diante do exposto e mediante um trabalho já desenvolvido com vistas a uma melhor qualidade de vida dos pau-ferrenses, a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros reafirma o interesse por todas as questões relativas à saúde pública, bem como se mantém disponível para contribuir naquilo que lhe compete, considerados os limites existentes.
Compartilhe:

Postar um comentário