Testes preparam funcionamento da adutora que abastecerá a cidade de Pau dos Ferros

0 comentários
PAU DOS FERROS - Equipes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estão realizando os últimos testes para que entre em funcionamento a adutora de engate rápido de Pau dos Ferros, construída para resolver a situação de falta d'água da população da cidade. Logo que os testes e ajustes eventualmente necessários forem feitos, o sistema será acionado imediatamente.
Os testes foram iniciados na última sexta-feira (5) e até anteontem tinham sido verificados 10 dos 40km da extensão total da tubulação que levará a água da Adutora Médio Oeste para o município. O trecho testado foi da cidade de Itaú até a estação de bombeamento localizada 10km depois da cidade.
Para entrar em atividade, a adutora dependia da Adutora do Alto Oeste, executada pela Semarh e que passou a operar na semana passada.
A adutora de engate rápido de Pau dos Ferros terá uma vazão de 155 metros cúbicos por hora, fornecendo à população local 3.500 metros cúbicos por dia de água tratada. O Governo do Estado, por meio da Caern, investiu R$ 13,5 milhões na obra, contando com recursos do Ministério da Integração Nacional. 
Além dos 40km de tubulação, de 300mm, foram construídas duas estações de bombeamento ao longo da adutora. Ela estará interligada à Adutora Médio Oeste, que levará a água a partir da Barragem de Apodi.
A escolha por esse modelo de adutora para solucionar o problema de falta d'água de Pau dos Ferros se deu pela rapidez na execução, uma maneira de levar água para a cidade em menos tempo. Diferente da adutora tradicional, este tipo não precisa de escavação, nem do auxílio de equipamentos de grande porte.

*Jornal O Mossoroense



Compartilhe:

Postar um comentário