Especialistas orientam sobre como economizar água

0 comentários
Os reservatórios de água no Estado do Rio Grande do Norte estão, em sua maioria, com níveis críticos e poderão entrar em colapso até fevereiro do próximo ano, caso não chova em quantidade suficiente nos próximos meses. Para amenizar a situação, a população pode fazer sua parte economizando o máximo possível de água. 

Atitudes simples podem ajudar a reduzir o consumo mensal do líquido. Um pouquinho da água economizada a cada dia pode fazer uma grande diferença no volume do recurso natural utilizado no mês e na conta de água. 

Especialistas orientam a reduzir o tempo do banho, escovar os dentes com a água do copo, não deixar a torneira aberta, não deixar a caixa d'água transbordar, não limpar a calçada com água e, claro, evitar o derramamento de água desnecessário.

Dicas para economizar água


1 - No banho: Não fique com o chuveiro aberto o tempo todo. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 - Ao escovar os dentes: Enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

3 - Na torneira: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isso significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

4 - Na caixa d'água: não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

5 - Na lavagem de louças: lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez.

6 - Regar jardins e plantas: Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

7- Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.

8 - Na limpeza de quintal e calçadas, use vassoura: se precisar, utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.


Compartilhe:

Postar um comentário