Coluna Segredos da Mente: Oficinas Terapêuticas

0 comentários


Olá caros leitores, hoje vou falar um pouco sobre as Oficinas Terapêuticas.

As oficinas terapêuticas são uma das principais atividades ocorridas no serviço substitutivo, o CAPS. Elas são atividades que acontecem em grupo e sobre a supervisão de um ou mais profissionais ou estagiários. Essas atividades são definidas de acordo com o interesse do usuário ou de acordo com a disponibilidade quanto às possibilidades dos técnicos do serviço em relação à atividade proposta, mas têm como objetivo supremo “a maior integração social e familiar, a manifestação de sentimentos e problemas, o desenvolvimento de habilidades corporais, a realização de atividades produtivas, o exercício coletivo da cidadania.” (Ministério da Saúde [MS], 2004). Em outras palavras, essa proposta de atividades terapêuticas nos serviços substitutivos visa à reinserção e reabilitação psicossocial do sujeito acometido por algum transtorno mental como cidadão, ou seja, aquele indivíduo que possui a liberdade para escolher o que acha melhor para ele e que é capaz de tomar decisões na sociedade em que vive. 

Diversos tipos de oficinas existem nos CAPS tais quais: Oficinas expressivas em que há espaços para expressão plástica (pintura, argila, desenho etc.), para expressão corporal (dança, ginástica técnicas teatrais), para expressão verbal (poesia, contos, leitura e redação de textos, de peças teatrais e de letras de música), para expressão musical (atividades musicais), fotografia, teatro, entre outras; oficinas geradoras de renda que podem ser referentes à culinária, marcenaria, costura, fotocópias, venda de livros, fabricação de velas, artesanato em geral, cerâmica, bijuterias, brechó, etc. Além do mais, há atividades de alfabetização (oficinas de alfabetização) que têm o objetivo de contribuir para os sujeitos que nunca estudaram ou tiveram que interromper seus estudos, através da escrita e da leitura. Isto contribui para intensificar o objetivo dessas atividades, ou seja, a (re)construção da cidadania. 

Mas por que oficina? A palavra oficina vem sendo muito empregado para assinalar atividades desenvolvidas em diversos espaços de cuidados em saúde mental. Deste modo, as oficinas podem ser um meio para os usuários se sentirem sujeitos de suas vidas.

As oficinas podem ser o momento para os usuários se sentirem sujeitos de suas vidas, tornando uma possibilidade de representação de dispositivos na produção psíquica dos sujeitos, tendo como objetivo que o sujeito com sofrimento mental seja visto a partir de um novo paradigma, o da reabilitação psicossocial, considerando a vida em seus diferentes âmbitos: pessoal, social e familiar. As atividades que as oficinas podem oferecer são as motoras, sociais e auto-expressivas, portanto, as oficinas terapêuticas são uma estratégia para a reabilitação psicossocial do usuário. Essas atividades contribuíram para a desinstitucionalização do portador de transtorno mental, pois o objetivo é reinseri-lo na sociedade, reconstruindo um novo pensar sobre o outro, uma forma de despir os preconceitos institucionalizados na sociedade, repensar no trabalho, família e políticas publicas para o acolhimento do outro com suas peculiaridades e diferenças culturais e cognitivas. Podendo assim promover a reaquisição das competências para a execução das atividades de vida diária e prática que foram perdidas, mas que podem ser reaprendidas, ajudando assim a relação do usuário consigo e com o outro.

O que caracteriza a oficina como recurso terapêutico é a possibilidade do sujeito trabalhar com o concreto, podendo produzir efeitos subjetivos e socializantes, é o momento em que a clinica e política se unem, ao lidar com a relação das pessoas que participam das oficinas. Ela deve produzir uma conexão diferente da habitual do indivíduo com a sociedade e consigo mesmo. Pois, do contrário, não permite a produção de novos modos de subjetivação que possibilitem sua autonomia. Por isso as oficinas terapêuticas são importantes, elas facilitam a expressão do sujeito, são catalisadoras da produção psíquica do sujeito e favorecedoras de formas singulares de conjunto social, apontada pela relação estabelecida pelo sujeito com seu sintoma. 
O acolhimento é fundamental para que a oficina aconteça. Aceitar o diferente condiz com liberdade e facilita o desbloqueio da criatividade, estimulando a sua autonomia, através disso ocorre o acesso das vias de produção subjetiva. Ou seja, as oficinas surgem como um caminho de expressão e elaboração de idéias e afetos, como espaço e aprendizagem e de promoção de atividades culturais. 

As oficinas rompem com o estigma de que o indivíduo em sofrimento psíquico deve permanecer distante de atividades práticas, além de possibilitar que o indivíduo produza, crie e ganhe seu espaço na sociedade, através do consumo e da melhoria de suas condições materiais de vida.

Portanto, comprova-se que a relevância das oficinas terapêuticas na reabilitação psicossocial é o momento em que o usuário pode ser ele mesmo e expressar seus sentimentos sem julgamento, estabelecendo relações, compartilhando emoções e interage com o outro. Elas buscam resgatar a cidadania do portador de transtorno mental, pois exerce papel fundamental como elemento terapêutico como promotor de reinserção social, por meio de ações que engloba trabalho, criação de produto, geração de renda e autonomia do sujeito de pensar, agir e planejar. Enfim as oficinas são fundamentais, pois restabelece a convivência, a comunicação e faz com que o sujeito seja parte do processo de gestão de sua vida. 


Referencia

Saúde Mental no SUS: os Centros de Atenção Psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Brasília: Ministério da Saúde, 2004.


Compartilhe:

Postar um comentário

Morreu o médico e Ex-Prefeito de Pau dos Ferros, Aliatá Chaves de Queiroz

0 comentários


O médico Aliatá Chaves de Queiroz, O Baiba, como era mais conhecido, faleceu na noite desta quinta-feira, 20, no Hospital Wilson Rosado, na cidade de Mossoró, onde se recuperava de um ataque cardíaco, sofrido há vários dias.

Ele foi vice-prefeito no mandato de José Fernandes de Melo no período de 1982 a 1987, assim como foi Prefeito de Pau dos Ferros por um mandato, entre os anos de 1993 a 1996, prestando relevantes serviços à sociedade pau-ferrense ao longo de toda sua vida.

Foi um homem conhecido e respeitado em Pau dos Ferros, enquanto político, pai, médico e cidadão.


Daqui segue os nossos votos de pesar para toda a família. 

Compartilhe:

Postar um comentário

Elba Ramalho e Paula Fernandes animam fim de semana no Mossoró Cidade Junina

0 comentários
No segundo fim de semana do Mossoró Cidade Junina, os participantes da festa vão contar com mais grandes atrações no palco principal da Estação das Artes Elizeu Ventania, centro dos festejos juninos na capital do Oeste potiguar.

Ontem, se apresentaram no palco principal as bandas Messias Paraguai, Saia Rodada e Cebola Ralada. Nesta sexta-feira quem sobe ao palco principal é a cantora Elba Ramalho. Ícone da música nordestina e brasileira, Elba volta a Mossoró após oito anos, e promete não deixar ninguém parado. Num espetáculo montado exclusivamente para a época de São João, Elba vem à cidade homenageando quatro grandes nomes da música nordestina: Luiz Gonzaga, Dominguinho, Flávio José e Jackson do Pandeiro.



De acordo com a assessoria da cantora, no show a ser apresentado nesta sexta-feira, música e futebol e encontram num misto de alegria e animação. Em tempo de Copa das Confederações, 120 bolas de futebol amarelas com a inscrição “Elba Tour 2013” serão distribuídas no momento em que ela cantar a música “País Tropical”. Nas duas horas de espetáculo, serão tocadas 24 músicas nos ritmos de forró, xote, xaxado, baião e frevo para esquentar ainda mais a multidão.

Além de Elba, se apresentam também nesta sexta-feira, no palco principal, as bandas Balanço de Menina, Solteirões do Forró e o cantor mossoroense André Luvi.

No sábado, se apresentam no palco principal da Estação das Artes Elizeu Ventania as bandas Bakulejo, Flávio e Pizada Quente, Lagosta Bronzeada, Pé de Ouro e o cantor Álamo Kario.


No domingo, a estrela da noite é a cantora Paula Fernandes. Pela segunda vez em Mossoró, a cantora traz o romantismo sertanejo para encantar os apaixonados que estarão na festa. Além dela, se apresentam o cantor Zezo e a dupla sertaneja Romeu e Renato.




Compartilhe:

Postar um comentário

Fique Por Dentro

0 comentários
APODI - Colunista Josy Maia passa a informação que o Auto de São João Batista será encenado nos dias 21 e 22 de junho, no adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista, em Apodi.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES - Além do troféu, o vencedor da Copa das Confederações 2013 levará uma bolada de 4,1 milhões de dólares. O medalha de prata ficará com 3,6 milhões de dólares, o terceiro colocado com 3 milhões e o quarto com 2,5 milhões de dólares. Não pense que o restante das equipes sairão de mãos abanando. Cada time eliminado levará o prêmio de consolação de 1,7 milhões de dólares. Os valores dos prêmios deste ano são 14% mais altos do que os da última edição do torneio, em 2009.

RESIDÊNCIA OFICIAL DA GOVERNADORA - Feitas as contas na ponta do lápis, a residência oficial da governadora Rosalba Ciarlini gasta por mês a bagatela de 68 mil reais. Mais de 800 mil reais por ano. A residência oficial gasta 22 mil reais somente com a feira mensal. A conta de luz supera os 3 mil reais. São nove funcionários fixos para manter a casa.

TV POR ASSINATURA - Antigamente, quase sempre faltava energia quando chovia em Pau dos Ferros. Hoje, são TVs pagas que saem do ar, mesmo chovendo fino. Reclamação de assinantes de várias operadoras. 
Compartilhe:

Postar um comentário

Com Criatividade - Por Cosme Júnior

0 comentários


Oi Criativos, como vão vocês?

No #ComCriatividade dessa Quinta: Campanha mostra que não existem maus cachorros – e sim, maus donos

Cachorros são seres superiores a nós, dependendo do ponto de vista. Eles não guardam rancor, estão sempre de bom humor, sempre estão dispostos a dar carinho mesmo que tenham acabado de levar uma bronca, sempre nos recebem de volta em casa com amor e fazem os nossos dias melhores. Muitos os consideram animais irracionais, mas a verdade é que temos muito o que aprender com esses bichinhos de quatro patas.

Ainda sim, há humanos que têm coragem de maltratar seus cachorros. Talvez por isso, a campanha criada pela AMV BBDO, seja tão emocionante. Reconstituindo a história real do cachorro Mojo – que vivia uma vida de maus tratos e que ganhou uma nova família – a Pedigree mostra em seu novo comercial que não existem maus cachorros – e sim, maus donos.

O filme faz parte do posicionamento da marca que incentiva adoção de cães, no lugar da compra dos mesmos como se fossem produtos. Assista e se emocione também (o vídeo está em inglês, mas as imagens dizem mais do que as palavras nesse caso):


Confesso que tenho medo de cães, mas nada supera o meu medo de humanos. 

Brasileira lança vídeo anti-copa e chama atenção do mundo

A brasileira Carla Dauden produziu um vídeo que traduz a revolta de boa parte dos brasileiros com relação a Copa do Mundo. Coincidentemente, o vídeo foi gravado antes dos protestos que fizeram com que a população do país fosse à ruas pedir por mudanças, mas ele se encaixa totalmente nesse momento de revolução no Brasil.

Em pouco tempo, o vídeo já acumulou 1.510,410 e tem chamado atenção internacional por expor um lado que muitos estrangeiros desconhecem sobre o país sede da Copa do Mundo.

Vale muito a pena assistir:


Bom criativos, é isso por hoje! Até a próxima postagem.
Beijo "MÚÚÚÚÚÚÚAAAAAANNN!!!"

Compartilhe:

Postar um comentário

Polícia e manifestantes dialogam para evitar confrontos em Natal

0 comentários
Protesto por melhorias no transporte
 público em Natal: mais uma edição amanhã
(Foto: Felipe Gibson/G1)
O Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, vereadores e representantes do Movimento Estudantil se reuniram na manhã de ontem, em Natal, em busca de consenso para evitar confronto entre polícia e manifestantes em mais uma edição do movimento “#RevoltadoBusão”, hoje, na capital, contra aumento das passagens de ônibus.

Segundo a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, o comandante-geral da Polícia Militar do RN, Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informou que os policiais garantirão o direito à manifestação, previsto na Constituição Federal.

“Como forma de manter a pacificação nos locais da movimentação, a Polícia Militar estará presente com o efetivo normal da área, o qual irá manter o diálogo constante com as lideranças do movimento para que tudo transcorra normalmente”, diz a Assessoria.

Já a Comissão de Comunicação do movimento informou, via nota, que a postura dos manifestantes foi de reivindicar ação policial sensata e de respeito ao direito à liberdade de expressão nas próximas manifestações.

Também entregaram pauta de reivindicação à Polícia, pleiteando não-participação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque na manifestação; uso da identificação policial; investigação de eventuais abusos e descarte de força (armas não-letais, bombas de efeito moral, gás lacrimogênio, spray de pimenta).


Compartilhe:

Postar um comentário

UniFest 1.0 dia 13 de julho em Pau dos Ferros - RN

0 comentários

Compartilhe:

Postar um comentário

Mossoró Cidade Junina: Camarote Skol UnP terá promoção especial para o segundo final de semana

0 comentários
Adquirindo os acessos antecipados da sexta e domingo o público garante a quinta e o sábado

O diretor da Gondim & Garcia Produções, Tácio Garcia, acaba de anunciar mais uma novidade para o Camarote Skol UnP. Trata-se de uma promoção especial de vendas para garantir a participação de todos no melhor pedaço da Cidade Junina. Agora, quem comprar o acesso antecipado para a sexta-feira (21), leva para casa, também, o ingresso da quinta-feira (20). O mesmo sistema funciona para os outros dois dias de festas, garantindo o domingo (23), ganha automaticamente o acesso do sábado (22).

O Camarote Skol UnP fez um grande sucesso no primeiro final de semana de festas na Estação das Artes. Na sexta-feira (14), dia em que Aviões do Forró se apresentou no evento, o camarote bateu recorde de público, chegando a esgotar os acessos.

Tácio Garcia explica que o ideal é garantir o acesso antecipado para o camarote. “No segundo dia de festa, pensando na segurança do público, nós tivemos que encerrar as vendas devido ao grande número de pessoas que já estavam presentes e muita gente acabou não podendo participar. Por isso nós aconselhamos o pessoal a garantir o acesso antecipado para não correr o risco de perder a oportunidade”, comentou.

Os interessados em adquirir os acessos para o Camarote Skol UnP já podem se dirigir à loja Polo Play do Mossoró West. Informações e vendas pelo telefone (84) 3422-7212.


Compartilhe:

Postar um comentário

Coluna Administrando: A importância do inglês para os administradores

0 comentários


Olá meus caros leitores, hoje quero abordar um pouco sobre o que os outros idiomas poderão nos trazer de benefício. Qual a real importância destes para nossa vida profissional. O texto abaixo do autor Gustavo Periard, nos dará algumas dicas sobre o tema.

Falar uma segunda língua, nos dias de hoje, é quase uma obrigatoriedade imposta pelas empresas que estão em busca de bons profissionais. Há alguns anos, falar inglês era um grande diferencial competitivo, mas hoje a coisa é um pouco diferente. Muitos processos de seleção para empregos e programas de trainee acabam por exigir que o candidato fale inglês quase que como a sua língua principal, aquela que você aprende desde pequeno.

O que sem dúvida alguma complica a vida de pessoas que ainda nem pensaram em iniciar um curso de idiomas. E quando a empresa exige o espanhol ou francês como “segunda” língua, além do inglês, o que fazer? Desespero na certa!

Por isso, enquanto estudante de administração, precisa se preparar para um mercado tão competitivo e exigente já no início da faculdade. Infelizmente, poucas são as pessoas que tem o privilégio de estudar uma segunda língua já no ensino médio, a grande maioria da população só tem contato com um segundo idioma bem mais tarde. Por isso, se você tiver alguma oportunidade, agarre com unhas e dentes e vá aprender um novo idioma. Ele é mais importante do que você imagina na carreira de Administrador.

E o idioma inglês é muito mais do que um simples diferencial competitivo no seu currículo, é também um grande aliado para que você expanda seus horizontes através de um intercâmbio, ou mesmo para auxiliá-lo em pesquisas pela internet, para conhecer pessoas novas  ao redor do mundo etc. Bem como para ajudá-lo nas tarefas em sua empresa, como em conversas com profissionais estrangeiros, apresentações para investidores de outros países, visitas a sedes internacionais e muitas outras situações em que o inglês pode auxiliar os profissionais de Administração.

Então, para sintetizar o que falamos até aqui, vamos a uma pequena lista dos benefícios de se estudar inglês para os administradores:

• Vantagem competitiva no mercado de trabalho;
• Possibilidade de trabalho em outros países;
• Outra forma de se comunicar com novas pessoas;
• Expansão dos horizontes com viagens e/ou um intercâmbio;
• Alcance de melhores cargos e salários dentro da empresa;
• Status profissional dentro da empresa;
• Melhor desempenho em pesquisas acadêmicas na internet;
• Aumento em sua gama de experiências através de filmes, músicas e teatro em inglês;
• E muito mais.

A lista é extensa e pode variar de acordo com as suas ambições profissionais. O que gostaria de mostrar neste post é a importância de você estudar o inglês para alavancar a sua carreira como administrador, esteja você na faculdade, estagiando ou já formado, trabalhando. Nunca é tarde para aprender um novo idioma, mas se você começar mais cedo, melhor será o seu aprendizado e mais rápido poderá colher os frutos desta mudança no seu currículo. E se você tiver uma graninha extra sobrando aí, porque não ir passar uma temporada fora do país? O aprendizado do inglês em outro país é incomparável.

Dica extra

Mas tão importante quanto saber falar inglês fluentemente, é você dominar a língua portuguesa, nossa língua nativa, aquela que tanto maltratamos todos os dias com erros grotescos e absurdos. Você precisa dominar a fluência no português correto, independente de sua área de atuação. Senão, pode ser que aconteça com você a situação abaixo:



Isto é mais comum do que você imagina.

Brincadeiras a parte, o aprendizado de um novo idioma pode abrir muitas portas para todos, principalmente para os profissionais de administração, por isso, invista em você e na sua carreira, coloque em suas metas para iniciar um curso de inglês, ou mesmo voltar para aquele que você iniciou e depois abandonou.  Poupe um dinheirinho por mês e invista em um curso de qualidade. Você vai ver como isso fará diferença em sua vida pessoal e profissional. Fica a dica!


Gustavo Periard – www.sobreadministracao.com


Compartilhe:

Postar um comentário

Na Imprensa: Notas sobre os casos de Dengue em Pau dos Ferros.

0 comentários
Encurralado - Destacamos em algumas edições desta coluna a via crucis do prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, com relação ao quadro de contaminação da dengue no município. Problema remanescente desde a época que Fabrício era secretário de Saúde do município o cenário chegou ao seu ápice.

Inexplicável - Segundo o último relatório apresentado pela Sesap, Pau dos Ferros, é a cidade com o maior número de registros de suspeita da doença em todo o Rio Grande do Norte. O número de casos registrados ultrapassa os da capital do Estado, Natal.

Disparate - Para se ter uma ideia, Natal contabiliza mais de 600 mil moradores, contra 25 mil da cidade oestana. Cenário inexplicável que mancha a imagem do gestor pauferrense. Fabrício precisa mostrar que é capaz de eliminar esta mancha da administração municipal.

Notas publicadas na coluna "Giro Pelo Estado" assinada pelo jornalista Márcio Costa nas páginas do jornal O Mossoroense
Compartilhe:

Postar um comentário

São João de Ofertas Rio Grande Supermercados

0 comentários

O mês mais festivo do Nordeste chegou, é mês de São João, mês de fogueira, de muita comida boa, de dançar um forrozinho, e claro, de economizar ainda mais no Rio Grande Supermercados.

Super ofertas compõem o encarte deste mês de junho, que começa a partir desta quarta-feira, 19, e vai até o próximo dia 14 de julho, com diversas ofertas em cereais, artigos de limpeza e beleza, assim como também, super ofertas em carnes e bebidas para fazer o seu arraiá.

Visite uma das nossas lojas e confira!!!
Compartilhe:

Postar um comentário

Coluna Tecnologia: Os smartphones e tablets não são mais os mesmos - Dicas para melhorar sua segurança - Parte 02

0 comentários


Dando continuidade a coluna passada sobre a segurança  em smartphones e tablets, segue outras dicas para evitar que você tenha seus dados roubados ou simplesmente infectados por pragas virtuais.

Como proteger seus smartphones e tablets (Parte2)

Desligue o Bluetooth - É importante manter o Bluetooth desligado enquanto não estiver usando, para evitar que seja usado para a transferência de vírus sem o seu consentimento. Além disso, nunca aceite arquivos enviados via Bluetooth de smartphones que você não conhece. Procure alterar a identificação e a senha padrões, que já vem configuradas no aparelho. Já foram descobertas falhas em alguns aparelhos que permitem o roubo de dados e envio de arquivos sem autorização.

Não compartilhe o cartão de memória - O cartão de memória funciona basicamente como um pendrive, e por isso algumas pessoas podem usar seus cartões desta forma. No entanto, o memory card pode infectar ou ser infectado caso passe de um aparelho para outro.

Navegue de forma seguraEvite sites que você também não acessaria a partir do seu computador pessoal. Sites com vírus podem ser preparados para infectar somente smartphones. Durante o acesso, é possível identificar qual é o tipo de aparelho do visitante e tentar ataques específicos para cada tipo de equipamento.

Use senha para bloquear o acesso Não permita que pessoas não autorizadas usem o seu aparelho e acessem as suas informações pessoais. Também evite deixar que baixem conteúdo no seu dispositivo que você não conheça totalmente. Descubra como bloquear o seu dispositivo Android.

Procure não usar redes Wi-Fi que não pedem autenticação ou senhaAs redes Wi-Fi abertas podem ser utilizadas por qualquer pessoa e aumentam a exposição a riscos.

Verifique seu celular com um antivírus e antimalwareA maioria das grades empresas de segurança já tem uma solução para mobile, e como o Android é um dos sistemas mais suscetíveis a vírus, a plataforma possui uma versão de todos os apps de antimalware. Confira a lista dos melhores antivírus disponíveis para o Android.

Em último caso, restaure o aparelho. 


Compartilhe:

Postar um comentário

Cliques do Mossoró Cidade Junina 2013

0 comentários
No final de semana passado seguimos para a Estação das Artes para acompanhar os show das bandas: Aviões, Bonde do Brasil, Ferro na Boneca, entre outras no no Mossoró Cidade Junina. Por lá fomos muito bem recepcionados por Tácio Garcia no camarote Skol/UnP.

Confira alguns cliques:













Compartilhe:

Postar um comentário

Pau dos Ferros é a cidade com o maior número de casos suspeitos de dengue no RN

0 comentários
A Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou ontem boletim com os números atualizados da doença. O novo balanço mostra a cidade de Pau dos Ferros com o maior número de registros da doença em todo o Rio Grande do Norte. As informações são referentes à Semana Epidemiológica nº 24, que representa os dados notificados desde o início do ano até o dia 15 de junho.

Nesse período, foram notificados 9.543 casos suspeitos de dengue no Rio Grande Norte, sendo 2.662 casos confirmados até o momento. No mesmo período do ano de 2012, esses números foram, respectivamente, 26.792 e 10.443, o que aponta um decréscimo no quantitativo de casos. Do total de municípios do RN, 56 apresentam baixa incidência da doença, 33 estão com média, 54 com alta e 24 com incidência silenciosa. Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Pau dos Ferros (1.102), Natal (1.060), Currais Novos (493), Parelhas (482) e Parnamirim (380).

A prevenção e o combate ao mosquito precisam ser mantidos durante todo o ano. É importante que a população continue verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.

Os sintomas mais comuns da doença são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas. É fundamental não tomar remédio por conta própria, pois isso pode mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico, devendo ainda estar alerta para sinais de agravamento, como vômitos e dores abdominais. 

*Informações do jornal O Mossoroense. 
Compartilhe:

Postar um comentário

A nova animação da Pixar invade a Universidade, Sertão Cine - Por Hugo Costa

0 comentários
Filme: Universidade Monstros


Com direção de Dan Scanlon (Carros), e Billy Crystal (Fada do Dente), James P. Sullivan (Monstros S.A), Steve Busceni (Armageddon) e John Goodman (Vivendo no Limite).

É um filme de animação de comédia americano, muito divertida que continua o grande sucesso de Monstros S.A de 2001, produzido pela Pixar Animation Studios e Walt Disney Pictures.

No início teve um orçamento de 115 milhões de dólares e acabou faturando 526 milhões de dólares mundialmente. Recebendo também em geral críticas positivas. 

E nesta nova aventura, o filme se passará num momento anterior a Monstros S.A, quando Mike (Billy Crystal) e Sulley (John Goodman) estavam na universidade preparando-se para entrar na fábrica do primeiro filme.

A trama do primeiro filme conta a história sobre monstros que asssutam crianças para conseguir seus gritos e gerar energia para seu mundo. Boa parte da ação acontece em Monstrópolis que é bem semelhante ao mundo dos humanos, exceto pelos seus habitantes: monstros, com todos os caracteres (chifres, dentes afiados, cores berrantes, partes do corpo com tamanho desproporcional, pêlos, garras e até aspectos asqueroso). Daí, Mike Sulley são monstros empregados da firma. Sua tarefa é simples: assustar crianças pequenas todas as noites! (Socorro mainha, tem um bicho no meu armário ahhhhhhhh). Assim que as crianças gritam, é armazenada uma certa quantidade de energia, vital para a sobrevivência e a comodidade do mundo dos monstros.

Nessa nova aventura, vamos ver como essa dupla é inseparável, mas nem sempre foi assim! Desde o momento em que esses dois monstros incompatíveis se conheceram, eles não se suportam. Universidade Monstros revela o segredo de como Mike e Sulley que superam suas diferenças e se tornaram melhores amigos.

Confiram o trailer abaixo:


Compartilhe:

Postar um comentário

Cliques do I Arraiá do Miguel no Fantastic Buffet em Mossoró

0 comentários
O aniversário de um ano do Miguel, filho do casal Conrado Júnior/Mariana Conrado, teve como tema escolhido a Festa Junina. Não diferente do que eu imaginava a decoração do Fantastic Buffet, em Mossoró, estava impecável. Os convidados foram vestidos a caráter e por lá se divertiram muito ao som do cantor André Luví e Banda. 

Confira os cliques: 

O Aniversariante Miguel com os pais Conrado Júnior e Mariana Conrado









Compartilhe:

Postar um comentário