Coluna "Zoom" - Por Wagna Cavalcante

0 comentários


Olá galera tudo bom?

Hoje é sábado, dia da nossa coluna publicar mais um ensaio!

Aqui você confere os cliques dos namorados Tafnes e Isabel que foram fotografados na barragem de Pau dos Ferros!














Compartilhe:

Postar um comentário

Aniversariante na PersonalMkt

0 comentários
Hoje, dia 18, é dia de cantar parabéns para Denyse Barreto, que apaga velinhas e comemora mais um ano de vida ao lado dos seus amigos. A morena faz sucesso no atendimento publicitário na Personal Marketing em Mossoró com seu carisma e criatividade. Felicidades!


Compartilhe:

Postar um comentário

Dia de celebrar com Soraya Vieira

0 comentários



Os preparativos para a festa de Soraya Vieira estão a mil por hora. O evento que tem como tema “O mundo das comunicações” acontece hoje (18), às 17h30, na Escola Profissionalizante Catarina de Siena, em Pau dos 
Ferros.

Com alto astral e simpatia a colunista estará recebendo seus convidados para comemorar os 7 anos do site www.sorayavieira.com.br e 11 anos da sua coluna social no Gazeta do Oeste. 

Soraya promete muitas novidades para a ocasião. Sucesso garantido! 

Compartilhe:

Postar um comentário

Reino Proibido, Coluna Sertão Cine - Por Hugo Costa

0 comentários


Filme: Reino Escondido


Com direção de Cris Wedge (A Era do Gelo 4), elenco conta com Jason Sudeikis, Collin Farrell (O Vingador do Futuro), Steven Tyler, Beyoncé Knowles e Amanda Seyfried (A Garota da Capa Vermelha).

É uma animação que recruta toda a sua família numa aventura mágica por um mundo escondido, mostrando uma adolescente que é magicamente transportada para um universo secreto, e precisará da ajuda de vários seres místicos e fantásticos que o habitam para conseguir salvar seu mundo, e o universo secreto, de uma força maligna que ameaça destruir a Terra.


A história  gira em  torno do professor Bomba (Jason Sudeikis), que dedicou boa parte de sua vida às pesquisas por um povo de tamanho diminuto, que vive na floresta e cujos movimentos são rápidos demais para serem registrados pelo olho humano. Apesar de ter encontrado alguns indícios de que estes seres existem como armas e selas de pássaros, o professor é alvo de piadas no meio científico. Além disto, a dedicação ao trabalho fez com que seu casamento fosse por água abaixo. Agora, após o falecimento de sua ex-esposa, sua filha Maria Catarina (Amanda Seyfried), ou M.K., como prefere ser chamada, vai morar com ele. A adolescente não gosta nem um pouco de morar próximo a floresta e das loucuras do pai e, quando está prestes a ir embora, acaba acidentalmente sendo envolvida no confronto entre os Homens-Folha e os Boggans, os tais seres que seu pai tanto procura. Diminuída de tamanho pela rainha da floresta (Beyoncé Knowles), ela agora precisa ajudar o valente Ronin (Colin Farrell) a levar um valioso botão de flor para Nim Gallu (Steven Tyler).

Estreia hoje, 17 nos cinemas. Confira o trailer abaixo:


Compartilhe:

Postar um comentário

Coluna "Formas" - Por Demétrius Júnior

0 comentários


Hermes 880, design ousado, mas ao mesmo tempo lúcido. 
Formas que se movimentam de acordo com o olhar.

É na melhor localização da Hermes da Fonseca, entre os bairros de Tirol e Petrópolis, onde será implantado um edifício, “HERMES 880”, tornando-se um ícone no contexto urbano da cidade de Natal.

Projetado pelo arquiteto Felipe Bezerra, vanguardista que trabalha com linhas modernas e que têm no seu portifólio alguns dos edifícios mais destacados da cidade.

O edifício HERMES 880 será de uso empresarial e terá no térreo, duas grandes lojas de pé direito duplo, lobby de acesso aos pavimentos superiores no total de sete, com duas unidades por pavimento com até 243 m² que poderão ter seu layout personalizado de acordo com a necessidade do cliente.

O edifício terá dois pavimentos em subsolo com amplo estacionamento em sistema rotativo e fixo. O segundo pavimento terá um terraço panorâmico arborizado que irá diferenciar ainda mais o empreendimento. 

A arquitetura do edifício destaca-se por sua volumetria inusitada onde cada pavimento tem dimensões diferentes e estão agrupados uns sobre os outros como grandes caixas sobrepostas, criando grandes volumes em balanço, que tornam a fachada imensamente movimentada. Grandes panos de vidro abrem uma possibilidade de iluminação e ventilação e também visualização do parque das dunas e da Avenida Afonso Pena pela fachada posterior. 

O HERMES 880 foi concebido para entrar na lista dos edifícios mais modernos e inusitados de Natal. 

Exclusividade é a palavra de ordem.





Compartilhe:

Postar um comentário

Igreja Batista de Pau dos Ferros comemora 10 anos de serviço pastoral de Ozéas Lucas

0 comentários

A Igreja Batista de Pau dos Ferros realiza, nesta sexta-feira, 17, um culto em Ação de Graças pelo transcurso de 10 anos de Serviço Pastoral de Ozéas Lucas Rêgo a frente daquela igreja.

Esta comemoração vai acontecer às 19:00h, no templo da Igreja Batista, localizado à Avenida Getúlio Vargas, 1495 em frente ao INSS.

Ozéas Lucas e sua esposa, Magnólia
Compartilhe:

Postar um comentário

O colunista Lisboa Batista está nos preparativos da Festa dos Destaques 2013

0 comentários
Colunista realiza no dia 01/16 a edição 2013 de sua "Festa dos Destaques"

O colunista pauferrense Lisboa Batista agenda para o dia 1º de junho a 13ª edição de sua “Festa dos Destaques”. O evento vai acontecer no clube AABB da cidade de Pau dos Ferros, com início previsto para às 22h30. A animação ficará por conta da Banda Radiola Clube de Mossoró.

A  festa de Lisboa premia os destaques profissionais do ano e nesta edição o troféu que será entregue aos homenageados receberá o nome de “Dr. Israel Ferreira Nunes”. 

Já estão circulando os convites de Patronos, Patronesses, Padrinhos e Madrinhas pela sociedade de Pau dos Ferros e região. Sucesso à vista!


Compartilhe:

Postar um comentário

Coluna Segredos da Mente: Transtorno de Pânico - Por Lairton Amorim

2 comentários


Olá leitores., 

Hoje irei discorrer um pouco do que se trata e de como se dá o processo psicoterapêutico de um transtorno bem conhecido e que certamente você já ouviu falar, o Transtorno de Pânico (TP).

De acordo com a ideia proposta acima, irei aqui expor um dos procedimentos utilizados pela Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), em relação ao Transtorno de Pânico (TP) que será foco principal desta coluna.

Para se definir como um ataque do pânico é preciso pelo menos quatro dos seguintes sintomas: tontura, sensação de insegurança, ou desmaio; palpitações ou frequência cardíaca acelerada (taquicardia); Tremor, calafrios; Sudorese; Sufocação; Náuseas ou dor abdominal; Despersonalização; Rubor; Dor ou desconforto torácico; Medo de morrer; Medo de ficar louco ou de fazer alguma coisa descontrolada (TALBOTT et al, 1992, p. 193-194).

A terapia cognitivo-comportamental para transtorno de pânico com ou sem agorafobia é composta por quatro elementos: psicoeducação; técnicas para enfrentamento da ansiedade; reestruturação cognitiva; exposição interoceptiva e ao vivo para conduta evitativa.

A Psicoeducação são técnicas e estratégias educativas para promover a compreensão da doença mental. Utilizam-se, para isso, recursos audiovisuais e material instrucional (manuais).

Logo após trabalhamos com as técnicas de enfrentamento da ansiedade, com a respiração diafragmática e o relaxamento muscular.

Nesse momento podemos começar com a parte cognitiva da terapia, onde o objetivo é a reestruturação do pensamento que conduz a interpretação catastrófica dos sintomas físicos da ansiedade.

Depois vamos trabalhar a Descatastrofização, onde se analisa detalhadamente a possibilidade real que o pensamento catastrófico aconteça, perguntando: E se acontecer?; E daí?; Levar o paciente a avaliar as consequências, que são manejáveis, suportáveis e limitadas no tempo.

Com isso vem a Reatribuição, como o paciente assume a responsabilidade total sobre os eventos negativos, ele é exigente consigo e tolerante com os outros. Portanto, deve ser auxiliado a se tornar mais flexível. Podemos perguntar: “e se fosse com outra pessoa, o que você pensaria dela?”

Depois, acontece a Generalização onde o paciente passa a fazer previsões com base em uma experiência limitada, isto é, conclui que, se um evento aconteceu em um determinado local, certamente acontecerá novamente se estiver em um outro local semelhante. Por exemplo: se ocorreu um ataque de pânico em um supermercado, todos os supermercados são “perigosos e devem ser evitados”. Por meio desta técnica, o paciente pode reavaliar essa “verdade” e ter uma alternativa realista para pensar.

Passada essa primeira parte, então vamos para a parte comportamental, onde iremos utilizar o princípio da dessensibilização sistemática criada por Wolpe na década de 40, é das principais técnicas utilizadas no tratamento de fobias (CHOY, FYER eLIPSITIZ, 2007). Ela consiste em treinar o indivíduo para que permaneça relaxado ao se expor às situações que lhe causem ansiedade. Para isto, primeiramente o paciente é submetido ao ensino e treino de técnicas de relaxamento. Depois uma escala crescente de ansiedade é construída, junto com o terapeuta, onde todas as situações temidas são listadas e organizadas hierarquicamente de acordo com o grau de medo que provoca no indivíduo. Pudesse utilizar uma escala de 0 a 100, onde 0 são as situações de nenhuma ansiedade e 100 as que provocam maior ansiedade.

A situação anteriormente temida passa a ser enfrentada naturalmente, levando muitas vezes ao esquecimento de que um dia ir ao supermercado (por exemplo) era impossível. Inicialmente no TP, inicia-se o tratamento com a exposição interoceptiva, passando para a exposição ao vivo. Os sintomas interoceptivos são sensações físicas internas experimentadas quando em alta ansiedade ou durante um ataque de pânico. O que acontece é um condicionamento das sensações físicas ao ataque de pânico.

O objetivo da exposição interoceptiva é aprender a reduzir a reação automática aos sintomas físicos internos. No momento em que se consegue controlar as sensações físicas, a reação de medo diminui. Para isso é importante que a exposição aos sintomas seja repetida, até ocorrer a habituação.

Os procedimentos da TCC visam reduzir a ansiedade, ensinando os pacientes a identificar, avaliar, controlar e modificar seus pensamentos negativos relacionados com o perigo de passar mal e a desenvolver habilidades de enfrentamento das sensações corporais.

Bom, caros leitores, foi detalhado de forma objetiva como se dá tal processo de tratamento psicoterapêutico no Transtorno de Pânico, porém não se deve tentar tratar ou antecipar um diagnostico por si próprio, se existir a possibilidade de estar acometido a tal problema, procure um profissional capacitado, no caso um psicólogo. 

Até próxima sexta. 

REFERENCIAS

ANDRADE, M. F. B.; MACEDO, M. L. M.; GUIMARÃES,R. L. L. Transtorno do pânico: uma visão cognitivo-comportamental. Monografia (Especialização em Psicologia Cognitiva - Comportamental). Faculdades Integradas de Patos. João Pessoa, 2005.

BARLOW, D CRASKE, D. Manual clínico psicológicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

CHOY, Y., FYER, A. J.; LIPSITZ, J. D. (2007).Treatment of specific phobia in adults.ClinicalPsychologyReview, 27, 266-286.


GRIESI, Mônica. A síndrome do pânico. 2006. Disponível em: <http// www.mgriesi.com.br> Acesso em: 21 set. 2012.

TALBOTT, John et al.Tratado de psiquiatria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.



Compartilhe:

2 comments

Postar um comentário

Lançamento do Mossoró Cidade Junina 2013

0 comentários

A prefeita Cláudia Regina anunciou na noite desta terça-feira, 14, a programação geral do Mossoró Cidade Junina 2013. Entre as principais atrações estão o show da cantora Elba Ramalho, Paula Fernandes, Luan Santana, o show de Waldoys e Dorgival Dantas, além de mais de cem atrações que se apresentarão nos diversos espaços.

O cantor Waldonys animou a noite de lançamento do Mossoró Cidade Junina 2013, com show para uma plateia que lotou o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

Confira as fotos: 













Compartilhe:

Postar um comentário

4ª Etapa do Circuito Estadual de Vôlei de Praia tem recorde de inscritos e terá presença de jogador da Seleção Brasileira

0 comentários

O Circuito Norte-Riograndense de Vôlei de Praia chega a sua 4ª Etapa na cidade de Mossoró/RN com recorde de inscritos. Até o momentos estão cadastradas na competição 53 duplas, sendo 37 no masculino e 16 no feminino. O evento, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19, no Hotel Thermas em Mossoró, contará com a presença do atleta da seleção brasileira Indoor, Michel Barreto.



Michel Barreto tem 21 anos de idade e dois metros de altura. Atualmente, joga pelo Vivo Minas. O atleta foi considerado o melhor atacante do Brasil no último campeonato brasileiro que participou, tendo sido convocado para a Seleção Brasileira, com a qual se sagrou Campeão Sul-Americano. A presença do atleta irá abrilhantar ainda mais o evento.

O Congresso Técnico da Etapa será realizado no dia 17, próxima sexta-feira, às 19:30hs, no Auditório  Rio Negro do Hotel Thermas e logo após o Prof. Antônio Rizola, ex-técnico das seleções brasileiras femininas e atual Gerente de Seleções da CBV estará proferindo palestra sobre os temas “Esporte de Alto Rendimento – O Voleibol Brasileiro” e “Treinamento em Equipes de Base”.

O Presidente da Federação Norte-Riograndense de Voleibol, o Sr. Igor Ribeiro Dantas, disse que continuará trabalhando forte em prol do Vôlei de Praia do Estado. Segundo o Presidente, temos excelentes atletas no Estado com condições de representar bem o RN nas competições Nacionais, como é o caso das atletas Aline e Larissa que foram Vice-Campeãs na categoria Sub 19 do Campeonato Brasileiro de Seleções, realizado no último fim de semana em Cabo Frio, no Rio de Janeiro e Luan Wendell, atual Campeão Brasileiro Universitário.

A FNV, através do seu presidente, conseguiu viabilizar duas vans para o transporte e hospedagem para todos os atletas que irão participar da 4ª Etapa do Circuito Estadual de Vôlei de Praia, fato inédito no voleibol do Estado e que estimulou a participação maciça na competição.


Compartilhe:

Postar um comentário

Finalmente 18!, Coluna "Sertão Cine" Por Hugo Costa

0 comentários


Filme: Finalmente 18!



Com direção de Jon Lucas e Scott Moore (Se Beber Não Case!) e no elenco temos o famoso Justin Cho (Saga Crepúsculo), Skylar Astin, Miles Teller, Jonathan Keltz, Bonnie Bentley e Sarah WrightÉ uma comédia adolescente muito divertida e segue um conceito parecido com o filme A Ressaca e Se Beber, Não Case!.

O nome título que deveria se chamar "finalmente 21" não convêm com a maioridade brasileira, como é uma história norte-americana, sua constituição declara que um cidadão só atingirá sua maioridade quando tiver os 21 anos completo!
Falando sério pessoal, a melhor coisa da vida além de nossa família, é ter amigos, sem dúvidas! E Jeff Chang (Justin Cho), não pode reclamar nem um pouco disso! Jeff é um estudante sério e inteligente, e está prestes a comemorar seus 21 anos de idade, na véspera de uma importante prova para entrar na escola de medicina. 
Ao invés de descansar e se preparar, ele decide tomar uma "birita" com seus dois melhores amigos. Nessa hora só me lembrei de dois grandes amigos meu...! Mas a noite pelo que podemos imaginar, vai tomar rumos diferentes e inesperados, e sai completamente fora de controle. Seus dois amigos vão até o campus onde ele mora para agitar o seu aniversário de 18 anos. Este é “O” primeiro grande momento na vida de uma pessoa, é poder entrar em qualquer clube de dança, poder beber a vontade e praticamente fazer tudo o que quiser... Ou quase tudo.
Na realidade... Quem não ia gostar de fazer isso em?? Risos!! Com estreia prevista para o dia 17, sexta-feira nos cinemas. Confiram o trailer dublado abaixo:





Compartilhe:

Postar um comentário

O Mundo das Comunicações

0 comentários

No próximo dia 18 de maio a Colunista Soraya Vieira receberá, em Pau dos Ferros, amigos e convidados para celebrar seus 11 anos de colunismo social e 7 anos de site. A festa intitulada “O Mundo das Comunicações” será também um momento de lançamentos. A anfitriã apresentará novidades da sua página na web, como o novo layout e a coluna Textura assinada por sua filha Luana Vieira.

Agradecemos de coração a Colunista Social Soraya Vieira pelo convite!!! Claro que confirmamos presença!




Compartilhe:

Postar um comentário

Coluna Diário da Justiça - Senhor? Me respeite, rapaz. Eu sou Doutor!

0 comentários

Olá Jus Leitores,

Não sei se vocês lembram, mas um determinado magistrado de Niterói entrou na Justiça contra o próprio condomínio em que mora por causa do tratamento de 'senhor' dado pelo porteiro. Foi algo tão surreal, tão desnecessário para o nosso dia-a-dia, tão pomposo que virou manchete nacional.

Pois é, vasculhando a internet não é que encontrei a sentença?

Observem a bela redação da sentença: sucinta, bem fundamentada, chegando até a se solidarizar com o Magistrado queixoso, porém... Bom, não vou estragar a surpresa, por isso, leiam a sentença:

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COMARCA DE NITERÓI – 9ª. VARA CÍVEL

Processo n° 2005.002.003424-4

S E N T E N Ç A

Cuidam-se os autos de ação de obrigação de fazer manejada por ANTONIO MARREIROS DA SILVA MELO NETO contra o CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO LUÍZA VILLAGE e JEANETTE GRANATO, alegando o autor fatos precedentes ocorridos no interior do prédio que o levaram a pedir que fosse tratado formalmente de 'senhor'. Disse o requerente que sofreu danos, e que esperava a procedência do pedido inicial para dar a ele autor e suas visitas o tratamento de 'Doutor', 'senhor' 'Doutora', 'senhora', sob pena de multa diária a ser fixada judicialmente, bem como requereu a condenação dos réus em dano moral não inferior a 100 salários mínimos.
(...)

DECIDO. 

'O problema do fundamento de um direito apresenta-se diferentemente conforme se trate de buscar o fundamento de um direito que se tem ou de um direito que se gostaria de ter.' (Noberto Bobbio, in 'A Era dos Direitos', Editora Campus, pg. 15).

Trata-se o autor de Juiz digno, merecendo todo o respeito deste sentenciante e de todas as demais pessoas da sociedade, não se justificando tamanha publicidade que tomou este processo. Agiu o requerente como jurisdicionado, na crença de seu direito. Plausível sua conduta, na medida em que atribuiu ao Estado a solução do conflito. Não deseja o ilustre Juiz tola bajulice, nem esta ação pode ter conotação de incompreensível futilidade. O cerne do inconformismo é de cunho eminentemente subjetivo, e ninguém, a não ser o próprio autor, sente tal dor, e este sentenciante bem compreende o que tanto incomoda o probo Requerente. Está claro que não quer, nem nunca quis o autor, impor medo de autoridade, ou que lhe dediquem cumprimento laudatório, posto que é homem de notada grandeza e virtude.

Entretanto, entendo que não lhe assiste razão jurídica na pretensão deduzida. 'Doutor' não é forma de tratamento, e sim título acadêmico utilizado apenas quando se apresenta tese a uma banca e esta a julga merecedora de um doutoramento. Emprega-se apenas às pessoas que tenham tal grau, e mesmo assim no meio universitário. Constitui-se mera tradição referir-se a outras pessoas de 'doutor', sem o ser, e fora do meio acadêmico. Daí a expressão doutor honoris causa - para a honra -, que se trata de título conferido por uma universidade à guisa de homenagem a determinada pessoa, sem submetê-la a exame.

Por outro lado, vale lembrar que 'professor' e 'mestre' são títulos exclusivos dos que se dedicam ao magistério, após concluído o curso de mestrado. Embora a expressão 'senhor' confira a desejada formalidade às comunicações - não é pronome -, e possa até o autor aspirar distanciamento em relação a qualquer pessoa, afastando intimidades, não existe regra legal que imponha obrigação ao empregado do condomínio a ele assim se referir.

O empregado que se refere ao autor por 'você', pode estar sendo cortês, posto que 'você' não é pronome depreciativo. Isso é formalidade, decorrente do estilo de fala, sem quebra de hierarquia ou incidência de insubordinação. Fala-se segundo sua classe social.

O brasileiro tem tendência na variedade coloquial relaxada, em especial a classe 'semi-culta', que sequer se importa com isso. Na verdade 'você' é variante - contração da alocução - do tratamento respeitoso 'Vossa Mercê'. A professora de linguística Eliana Pitombo Teixeira ensina que os textos literários que apresentam altas freqüências do pronome 'você', devem ser classificados como formais.

Em qualquer lugar desse país, é usual as pessoas serem chamadas de 'seu' ou 'dona', e isso é tratamento formal. Em recente pesquisa universitária, constatou-se que o simples uso do nome da pessoa substitui o senhor/ a senhora e você quando usados como prenome, isso porque soa como pejorativo tratamento diferente.

Na edição promovida por Jorge Amado 'Crônica de Viver Baiano seiscentista' , nos poemas de Gregório de Matos, destacou o escritor que Miércio Táti anotara que 'você' é tratamento cerimonioso. (Rio de Janeiro/São Paulo, Record, 1999).

Urge ressaltar que tratamento cerimonioso é reservado a círculos fechados da diplomacia, clero, governo, judiciário e meio acadêmico, como já se disse. A própria Presidência da República fez publicar Manual de Redação instituindo o protocolo interno entre os demais Poderes. Mas na relação social não há ritual litúrgico a ser obedecido. Por isso que se diz que a alternância de 'você' e 'senhor' traduz-se numa questão sociolingüística, de difícil equação num país como o Brasil de várias influências regionais.

Ao Judiciário não compete decidir sobre a relação de educação, etiqueta, cortesia ou coisas do gênero, a ser estabelecida entre o empregado do condomínio e o condômino, posto que isso é tema interna corpore daquela própria comunidade. Isto posto, por estar convicto de que inexiste direito a ser agasalhado, mesmo que lamentando o incômodo pessoal experimentado pelo ilustre autor, julgo improcedente o pedido inicial, condenando o postulante no pagamento de custas e honorários de 10% sobre o valor da causa.

P.R.I.

Niterói, 2 de maio de 2005.

ALEXANDRE EDUARDO SCISINIO 
Juiz de Direito

Nem acreditei...
Não é que neste País, de tantas formalidades exacerbadas, ainda existem juristas honrados, sensatos e cultos?

Nem tudo está perdido, Jus Leitores... A Justiça há de prevalecer!


Compartilhe:

Postar um comentário

JFRN abre inscrições para seleção de estágio em sete cursos

0 comentários

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte fará processo seletivo para estágio em sete cursos. As inscrições estão abertas a partir de hoje e irão até o dia 31 de maio. Será feito cadastro reserva para estágio de estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Arquitetura, História e Jornalismo, com âmbito de atuação na Sede em Natal e Subseções de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Assu.

As inscrições são feitas através do site da Justiça Federal do Rio Grande do Norte: www.jfrn.jus.br. Para se inscrever é necessário que o aluno esteja cursando, no mínimo, a metade do período total do curso e, no máximo, o antepenúltimo semestre do curso. O estagiário cumprirá uma jornada de 20 horas semanais.

O processo seletivo contará com a aplicação de provas objetivas e subjetivas, com duração de quatro horas. A data provável de aplicação será no dia 16 de junho. A confirmação dessa data, o local e o horário de realização das provas serão divulgados posteriormente no site da JFRN. 




Compartilhe:

Postar um comentário

Coluna Administrando - Por Érico Lacerda

0 comentários



Autoavaliação: todos sabem, mas poucos fazem.

O autoconhecimento proporciona melhoras significativas em produtividade, mas porque utilizamos pouco esse recurso?

Olá meus caros, hoje trouxe para voçês algo que precisamos utilizar constantemente em nosso dia a dia: nossa auto-avaliação. Como o autor deste texto Marcus Borel, o  título ja diz, todos nós sabemos, mas será que fazemos? Vamos refletir um pouco sobre esse tema, que é de grande relevância para o nosso dia a dia.

Muitas vezes procuramos conhecer bem a função que exercemos e suas principais atribuições, direitos e deveres; podemos fazer uma extensão para um produto e suas características, o campo para o conhecimento em uma empresa e suas aplicações é muito amplo. Mas o conhecer a si próprio, não é uma grande busca, em geral acreditamos que já temos esse conhecimento, a dimensão de capacidades e limites já estão delineadas; esse é o grande empecilho para o maior desenvolvimento potencial dos profissionais, a falta de autoavaliação.

Em uma empresa, se fizermos um questionamento sobre qual finalidade deste método todos saberão responder; o grande impasse surge entre o saber e o efetuar. 

Qual a validade real disto? 

Existem alguns benefícios claros e intrínsecos na autoavaliação: em primeiro lugar ampliamos nossos horizontes, pois através do conhecimento de si mesmo, conseguimos detectar nossos pontos fortes e fracos; e consequentemente, as necessidades de maior empenho e aprimoramento tanto no pessoal quanto no profissional. Em segundo lugar, melhora o nível de atenção nos pontos críticos, que por sua vez, reduz o índice de erros. Os relacionamentos tendem a melhorar, o nível de compreensão aumenta, pois as pessoas conseguem se enxergar nos erros dos outros, entre tantos outros benefícios.

Para uma boa autoavaliação existem algumas necessidades entre elas a veracidade, porque a ninguém te conhece tão bem quanto você mesmo; não existe a necessidade de mentira, pois você é o próprio avaliador e avaliado. Humildade para reconhecer as qualidades e defeitos.

Mas essa avaliação do próprio desempenho não produz resultado, é apenas uma analise sintomática, digamos um diagnostico, não é a solução em si.

A atitude é a única forma de conseguir obter resultados, e com uma garantia, a de bons resultados. A primeira pessoa que tem a ganhar é o próprio profissional, em todas as dimensões e com aprimoramento muito acima da média, e posterior a empresa, que obtêm deste, frutos de uma experiência sadia.

Cabe então a nós líderes conseguirmos dentro de nosso meio profissional, demonstrarmos aos liderados que esta autoavaliação tem a acrescentar a todos, mensurando dados, e de modo singular, destacar as qualidades e ser uma ferramenta de auxilio para a melhoria continua.

Créditos – www.administradores.com.br


Compartilhe:

Postar um comentário